Vestibulinho 2024: ETECS divulgam resultado final da redução da taxa de inscrição

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETECS) divulgaram nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, o resultado final dos pedidos de redução da taxa de isenção referente ao Vestibulinho 2024. O processo seletivo tem como objetivo o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2024. 

Os estudantes que solicitaram redução no valor da taxa de inscrição podem conferir o resultado final no site Vestibulinho Etec. As Etecs liberaram também as respostas individuais interpostas contra os resultados preliminares. 

De acordo com o edital, tiveram direito ao benefício os estudantes egressos de escolas públicas que são membros de famílias de baixa renda. Para solicitar a redução, os candidatos precisaram apresentar comprovação de renda. 

 

Continue a leitura para conferir mais detalhes sobre o processo seletivo e saiba como se inscrever no Vestibulinho 2024!

Vestibulinho 2024/1: Inscrições

O período de inscrição para o Vestibulinho 2024 já está aberto. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até às 15h do dia 8 de novembro (horário de Brasília).

Conforme indicado no edital, as ETECS estão recebendo as inscrições de forma virtual. Nesse sentido, para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site do Vestibulinho e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher uma opção de curso, além de todos os dados pessoais e de contato. 

O edital indica ainda que, no caso de menores de 16 anos, o formulário de inscrição deverá ser preenchido pelo representante legal (pai, mãe, tutor ou curador) do estudante.

Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 9 de novembro. O valor integral da taxa de inscrição é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais). Veja aqui orientações para o pagamento.  

Vestibulinho 2024
Estão sendo ofertadas 91.913 vagas em cursos técnicos ministrados em todo o estado de São Paulo. Imagem: ETECS/ Divulgação

Vestibulinho 2024/1: Provas

De acordo com o cronograma, as ETECS aplicarão as provas do Vestibulinho 2024/1 no dia 10 de dezembro. O cronograma indica ainda que a aplicação será à tarde, no período das 13h30 às 17h30 (horário de Brasília).

As avaliações serão compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Fundamental. 

Os candidatos ao 1º módulo dos cursos de ensino técnico farão uma prova com 50 questões objetivas. Já para os participantes do ingresso ao 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e de especializações técnicas farão uma avaliação composta por 30 questões objetivas.

Os locais de prova serão nos municípios para os quais há oferta de vagas. De acordo com o edital, a consulta aos locais de prova será liberada a partir do dia 6 de dezembro, junto com a homologação das inscrições.

No dia da prova, os candidatos deverão se apresentar aos locais de aplicação com antecedência. Além disso, o candidato deverá apresentar documento original de identificação com foto e levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.

Sistema de Pontuação Acrescida

Ainda conforme indicado no edital, o Vestibulinho conta com o Sistema de Pontuação Acrescida para estudantes negros de escolas públicas. Trata-se de um acréscimo de pontos à nota final obtida pelo candidato no processo seletivo.

Terá direito ao benefício o candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino.

Resultados

A divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 14 de dezembro, enquanto o resultado final do Vestibulinho 2024/1 está previsto para o dia 11 de janeiro. Os convocados na 1ª chamada deverão realizar as matrículas nos dias 19 a 21 do mesmo mês.

Acesse o site do Vestibulinho para mais detalhes.

Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em diversos cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.