Vestibular Unicamp 2024: pedidos de isenção poderão ser feitos até esta segunda (05)

A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, é uma instituição pública do governo do estado de São Paulo que possui mais de 40 mil alunos. Com isso, não é de se surpreender que o vestibular que permite o ingresso à essa instituição seja muito concorrido. 

Se você quer fazer parte do processo seletivo da Unicamp, então é importante que você tenha em mente todas as informações fundamentais sobre o vestibular 2024.

Os candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição para participar do Vestibular 2024. Porém, os pedidos deverão ser realizados até esta segunda-feira, dia 05 de junho de 2023.

Dessa forma, para que você ainda consiga solicitar o benefício, separamos um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o processo de solicitação da isenção da taxa do Vestibular 2024 da Unicamp. Vamos conferir!

Vestibular Unicamp 2024: pedido de isenção da taxa

Todos os candidatos que quiserem participar da edição 2024 do Vestibular da Unicamp deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 192,00. Porém, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), organização responsável pela realização do vestibular, oferece também a possibilidade de solicitação de isenção da taxa para os candidatos.

Os estudantes que quiserem solicitar a isenção da taxa de inscrição deverão enviar o pedido exclusivamente de forma online até esta segunda-feira, dia 5 de junho de 2023. Os pedidos deverão ser realizados exclusivamente de forma online por meio do preenchimento do formulário disponível no site do Vestibular Unicamp 2024.

Além disso, é válido destacar que os candidatos interessados em participar do  processo seletivo ENEM-Unicamp 2024 também deverão solicitar a isenção até esta segunda.

A lista com os nomes dos candidatos contemplados com a isenção será divulgada pela Comvest no dia 28 de julho de 2023

Segundo as informações divulgadas, a isenção oferecida pela Comvest acontece em quatro modalidades diferentes, contemplando grupos diferentes de estudantes. São elas:

  • Modalidade 1: para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;
  • Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • Modalidade 3: para estudantes que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental);
  • Modalidade 4: para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares.

Na edição 2024 do vestibular, serão oferecidas 6.680 isenções para modalidade 1, um número ilimitado de isenções para as modalidades 2 e 3, e 150 isenções para a modalidade 4.

Ainda, a Comvest destaca também que existe um pré-requisito para receber a isenção válido para todas as modalidades: já ter concluído ou concluir em 2023 o ensino médio. Assim, o pedido de isenção não pode ser solicitado pelos candidatos treineiros.

Vestibular Unicamp 2024: inscrições ainda não estão abertas

As inscrições para a próxima edição do vestibular da Unicamp ainda não estão abertas, mas poderão ser feitas a partir do dia 31 de julho. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 31 de agosto de 2023.

Vestibular Unicamp 2024: datas das provas

Tradicionalmente, o vestibular da Unicamp é dividido em duas fases

A prova da primeira fase do vestibular 2024 da Unicamp, com um exame de questões de múltipla escolha, será aplicada no dia 29 de outubro. A segunda fase do vestibular da Unicamp será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.

O curso de Música requer provas de habilidades específicas e essas serão marcadas para os meses de setembro e outubro. Os outros cursos que também requerem provas de habilidades específicas, como os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, terão provas aplicadas entre 7 e 9 de dezembro.

Dessa maneira, observa-se que a edição 2024 do vestibular da Unicamp terá a aplicação de todas as suas provas até o final do ano de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.