O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, conhecido simplesmente como ITA, é uma instituição de ensino superior pública renomada da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi criada na primeira metade do século XX.
O vestibular que permite o ingresso dos candidatos selecionados ao ITA é um dos mais concorridos de todo país. Assim, se você pretende prestar esse vestibular, é fundamental que você tenha em mente as principais datas e informações relacionadas às provas.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o vestibular ITA 2024. Vamos conferir!
Vestibular ITA 2024: inscrições e taxa
As inscrições para o vestibular do ITA ainda não estão abertas. Elas irão começar no dia 01 de junho e todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 15 de julho de 2023.
Todos os candidatos que querem participar do vestibular devem pagar uma taxa de inscrição. Porém, também é possível solicitar a isenção do pagamento. A solicitação deverá ser feita de forma online por meio do site do vestibular até o dia 19 de maio de 2023.
Para solicitar o benefício, os candidatos devem fazer parte de uma das duas categorias a seguir:
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde
Além disso, o edital da isenção deixa claro que os candidatos não podem ser treineiros para solicitar a isenção. Sendo assim, o benefício só pode ser solicitado por candidatos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente) ou por aqueles que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em 2023 e que sejam aprovados ao término do período letivo.
Os resultados dos pedidos serão divulgados no dia 26 de maio de 2023 no site da instituição e, conforme as informações que já foram divulgadas, não serão aceitos recursos ou revisões do resultado.
É válido destacar que a aprovação da isenção do pagamento não dispensa o candidato de realizar a própria inscrição no vestibular a partir do dia 01 de junho de 2023.
Vestibular ITA 2024: provas
O vestibular 2024 do ITA tem o objetivo de preencher as vagas para o 1º ano do Curso Fundamental do Curso de Graduação em Engenharia do ITA e ao CPOR (Curso de Preparação de Oficiais da Reserva). O vestibular será dividido em 3 fases diferentes. São elas:
- Primeira fase: exame de escolaridade com questões de múltipla escolha sobre Matemática, Física, Química, Português e Inglês. A prova será aplicada no dia 08 de outubro de 2023;
- Segunda fase: exclusiva para os candidatos aprovados na primeira fase. Será composta por questões dissertativas de matemática, Química e Física e por uma redação. Será aplicada nos dias 07 e 08 de novembro de 2023.
A terceira fase será composta pela Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.
Vestibular ITA 2024: locais de prova
A aplicação das provas do ITA irá acontecer em diversas cidades brasileiras. Confira quais são elas a seguir:
Norte:
- Belém;
- Manaus;
- Natal.
Nordeste:
- Fortaleza;
- Recife;
- Salvador;
- São Luís;
- Teresina;
- Vitória.
Centro-Oeste:
- Brasília;
- Goiânia;
- Cuiabá;
- Campo Grande.
Sul:
- Curitiba;
- Londrina;
- Porto Alegre.
Sudeste:
- Belo Horizonte;
- Campinas;
- Juiz de Fora;
- Ribeirão Preto;
- Rio de Janeiro;
- São José dos Campos;
- São José do Rio Preto;
- São Paulo.
Vestibular ITA 2024: lista de livros obrigatórios
Assim como outros processos seletivos do país, a próxima edição do vestibular do ITA separou uma lista de livros obrigatórios que devem ser lidos pelos candidatos. Confira quais foram as obras selecionadas pelos organizadores:
- A falecida – Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013;
- A falecida – Direção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues. Brasil, 1965, 90min;
- Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana. São Paulo: Editora Kapulana, 2017;
- O avesso da pele – Jeferson Tenório. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.