Vestibular Fuvest 2024: veja temas possíveis para a prova de redação

O vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados do país. A Fuvest é uma fundação brasileira que possui a função de organizar o processo seletivo que permite o acesso dos candidatos aprovados à Universidade de São Paulo, a USP

Tenha em mente que o vestibular é o alvo de muito estudantes brasileiros, o que faz com que ele seja muito concorrido. Dessa forma, se o seu sonho é estudar na USP, você deve conseguir tirar uma boa nota da prova de redação do processo seletivo, uma vez que ela é responsável por parte significativa da pontuação final dos candidatos no exame.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com alguns dos temas que poderão ser abordados pela prova de redação da próxima edição do vestibular da Fuvest. Vamos conferir!

Qual a importância da redação no vestibular da Fuvest?

A prova de redação é de muito importância dentro do vestibular da Fuvest, uma vez que ela é responsável por 12,5% da pontuação total do candidato, uma porcentagem muito considerável. O candidato pode receber uma nota de 0 a 50 pontos na redação.

Assim, podemos dizer que a sua nota na redação poderá influenciar de forma decisiva a sua aprovação ou não no vestibular da Fuvest. E é justamente por isso que nós separamos uma resumo com temas que podem ser abordados pelo processo seletivo. Confira!

A relação entre a ética e os avanços científicos: o candidato pode analisar os avanços científicos e tecnológicos e seus impactos nos limites da ética. Para discussão, o candidato pode mencionar a engenharia genética, a inteligência artificial e a biotecnologia.

A liberdade de expressão: a liberdade de expressão é um tema fundamental para a democracia e que está sendo muito discutido no momento. A Fuvest pode pedir para o candidato discutir a importância da liberdade de expressão e como a mesma está sendo (ou não) ameaçada na atualidade. A prova pode mencionar casos atuais, como a regulação da internet, a influência das redes sociais e as tensões que envolvem a liberdade de expressão no Brasil.

O papel da arte na sociedade brasileira: outro tema possível pode envolver a arte. O candidato pode discutir o papel da arte na sociedade brasileira e a função da mesma para a construção de narrativas coletivas no país.

As ameaças do autoritarismo no mundo hodierno: o autoritarismo é uma preocupação atual e que pode ser abordada pela Fuvest. O candidato pode discutir como o autoritarismo ameaça o mundo da atualidade e como ele é capaz de impactar a democracia.

Redação Vestibular Fuvest 2024: a importância dos temas possíveis

A principal função de pensar em temas possíveis para a redação da próxima edição do Vestibular da Fuvest é que você pode praticar as suas habilidades com base nessas possíveis linhas temáticas.

Use a lista de temas possíveis que nós separamos para você para se preparar para a prova de redação da Fuvest. A melhor maneira é simular as condições reais do exame e escrever uma redação com base em um dos temas que sugerimos.

Vestibular Fuvest 2024: a estrutura da redação

Na prova de redação da Fuvest, você deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo. Idealmente, o seu texto deverá ser dividido em três partes: introdução (1 parágrafo), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo).

Não é necessário que você apresente uma proposta de intervenção na sua conclusão, como acontece na prova de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo. No vestibular da Fuvest, você pode concluir o seu texto somente com um breve parágrafo resumindo aquilo que já foi dito.

Ainda, devemos ressaltar também que a redação do Vestibular da Fuvest deve possuir no mínimo 20 linhas e é proibido fugir do tema que foi proposto pela prova.

Por fim, preste atenção: você precisa criar um título para a sua redação no Vestibular da Fuvest. Essa é uma particularidade do processo seletivo da USP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.