Vestibular de Medicina 2023/2 Unitau: veja o que será cobrado na prova de biologia

A Universidade de Taubaté, conhecida como Unitau, é uma universidade localizada no interior do estado de São Paulo que atua diretamente com o Governo Municipal de Taubaté.

A instituição oferece diversos cursos e oportunidades para os seus estudantes. Porém, um dos maiores destaques da Unitau é o curso de Medicina, disputado por muitos candidatos em todo o Brasil.

As inscrições para a próxima edição do vestibular da instituição já estão abertas. Para que você possa se preparar da melhor forma possível, é fundamental que você saiba o que será cobrado na prova.

Para te ajudar a turbinar a sua preparação, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os tópicos que serão cobrados na prova de biologia do Vestibular de Medicina 2023/2 da Unitau. Confira!

Vestibular de Medicina Unitau 2023/2: como a prova irá funcionar?

O Vestibular de Medicina 2023/2 da Unitau será dividido em duas etapas diferentes.

A primeira fase será aplicada no dia 04 de junho de 2023, das 9h às 13h. O exame será formado por 80 questões de múltipla escolha sobre assuntos variados estudados ao longo do ensino médio. Estarão presentes na prova as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Língua Estrangeira, Biologia, Matemática, Física e Química.

A segunda fase do vestibular, por sua vez, será aplicada no dia 18 de junho de 2023, das 9h às 13h. Nessa fase, os candidatos deverão escrever uma redação em língua portuguesa e responder duas provas dissertativas. As provas serão compostas por 5 questões de Química e 5 questões de Biologia.

Dessa maneira, uma das matérias cobradas na primeira e na segunda fase do vestibular é biologia. Tenha em mente que a disciplina é muito importante para o processo seletivo não somente devido ao número de questões presentes, mas também porque os candidatos que obtiverem nota zero nos conteúdos de Biologia da primeira ou da segunda fase serão desclassificados do vestibular.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos que poderão ser cobrados nas questões de biologia. Utilize essa lista para direcionar os seus estudos.

Interação entre os seres vivos

  • Fluxo de energia e matéria;
  • Ecossistemas: populações e comunidades;
  • Problemas ambientais contemporâneos.

Qualidade de vida das populações humanas

  • Saúde individual;
  • Saúde coletiva;
  • Saúde ambiental.

Identidade dos seres vivos

  • Organização, forma e função celular;
  • Estrutura e função do DNA;
  • Tecnologias de manipulação do DNA.

Diversidade biológica

  • Classificação biológica;
  • Biologia dos seres vivos.

Transmissão da vida, ética e manipulação gênica

  • Variabilidade genética e hereditariedade;
  • Aplicações da engenharia genética.

Origem e evolução da vida

  • Origem da vida e ideias evolucionistas;
  • Origem do ser humano e evolução;
  • Intervenção humana na evolução.

Vestibular de Medicina Unitau 2023/2: inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina 2023/2 da Unitau estão abertas desde o dia 13 de março. Todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 26 de maio de 2023.

A inscrição deve ser realizada exclusivamente de forma online por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site oficial da Unitau.

Para participar, os interessados deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição do vestibular no valor de R$ 380,00. Por meio do Vestibular de Medicina 2023/2, a Unitau irá oferecer 120 vagas para o curso de Medicina com ingresso no segundo semestre letivo de 2023.

Do total de vagas, 60 serão direcionadas para a unidade de Taubaté e 60 para a unidade da instituição em Caraguatatuba.

Vestibular de Medicina Unitau 2023/2: mais informações

As provas para as duas unidades da Unitau, de Taubaté e Caraguatatuba, serão realizadas na cidade de Taubaté, estado de São Paulo. Os candidatos poderão ter acesso ao próprio local de prova dois dias antes da aplicação do exame.

O resultado da primeira fase do Vestibular de Medicina 2023/2 será divulgado no dia 13 de junho de 2023.

A divulgação do resultado da segunda fase, por sua vez, irá acontecer no dia 27 de junho de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.