Vestibular 2024: UVA oferta de mais de mil vagas; veja principais datas

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) já divulgou o edital de abertura referente ao Vestibular 2024. O documento apresenta todas as regras, procedimentos e principais datas do processo seletivo, além do quantitativo de vagas ofertadas.

De acordo com o edital, através do Vestibular 2024, a UVA está ofertando 1.140 vagas para o ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo de 2024. Há oportunidades para cursos de graduação de diversas áreas.

Desse modo, o Vestibular 2024 da UVA é uma ótima oportunidade para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Confira a seguir as principais datas do processo seletivo e como concorrer às vagas ofertadas pela instituição!

Vestibular UVA 2024: Inscrições

A UVA receberá as inscrições para o Vestibular 2024 no período do dia 2 de outubro às 23h59 do dia 31 de outubro de 2023. Conforme indicado no edital, poderão se inscrever na seleção os estudantes que tenham concluído ou que estejam em vias de concluir o Ensino Médio.

As inscrições serão recebidas exclusivamente de forma virtual. Portanto, os interessados deverão acessar o site da UVA, fazer login no sistema e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

No momento do cadastro, além de informar todos os seus dados de identificação, o candidatos deverão escolher a opção de curso para a qual deseja se inscrever. É também no momento da inscrição que o estudante deve escolher se deseja participar do Vestibular 2024 em ampla concorrrência ou através do sistema de cotas.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 100,00 (cem reais). O último dia para gerar o boleto será 31 de outubro, enquanto a data limite para o pagamento da taxa será 3 de novembro.

Redução da taxa

O edital do Vestibular 2024 prevê a concessão da isenção parcial da taxa de inscrição para os candidatos que são alunos ou que são egressos de escolas da rede pública de ensino (municipal,
estadual ou federal).

Para ter direito ao benefício, os candidatos precisam enviar a solicitação anexando os documentos comprobatórios exigidos. Os pedidos de redução da taxa poderão ser feitos entre os dias 2 e 6 de outubro, exclusivamente no site da UVA. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado está prevista para 10 de outubro.

O valor da taxa para os beneficiados será de R$ 50,00 (cinquenta reais). Os pagamentos deverão ser feitos até 3 de novembro.

UVA
Brasão da UVA. Imagem: Reprodução

Provas do Vestibular 2024

Para fins de classificação dos inscritos, a UVA aplicará provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.

De acordo com o edital, a aplicação das provas está marcada para o dia 26 de novembro. A aplicação acontecerá em dois turnos. No período da manhã o início será às 8h30 e término às 12h30. À tarde, a aplicação será das 14h30 às 17h30 (horário de Brasília).

Os locais de prova serão nos municípios de Sobral, Acaraú, Camocim e São Benedito. Conforme o cronograma, os candidatos poderão consultar o local de prova a partir de 20 de novembro, no Cartão de Informação.

A UVA aplicará uma Prova de Conhecimentos Gerais comum a todos os candidatos no período da manhã. Já no período da tarde serão aplicadas a Prova de Redação e uma Prova de Conhecimentos Específicos, cujo conteúdo varia de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Oferta de vagas

Ainda de acordo com o edital, ao todo, a UVA está ofertando 1.140 vagas para cursos de graduação presenciais. As oportunidades estão distribuídas entre os campi da UVA localizados nos seguintes municípios:

  • Sobral: 860 vagas;
  • Acaraú: 80 vagas;
  • Camocim: 80 vagas;
  • São Benedito: 120 vagas.

Haverá reserva de vagas para egressos de escolas públicas, para pretos e pardos e também para pessoas com deficiência. Para mais informações, acesse o edital do Vestibular 2024 na íntegra.

Leia também Uerj divulga resultados do 2º Exame de Qualificação referente ao Vestibular Estadual 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.