Vestibular 2024: UFPR divulga locais de prova da 1ª fase

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, os locais de aplicação das provas da 1ª fase referente ao Vestibular 2024. Desse modo, os candidatos já podem consultar onde farão o exame por meio site do Núcleo de Concursos.

Para consultar o seu local de prova e ensalamento, o candidato deverá acessar o site e informar o número de CPF e a data de nascimento. Os candidatos devem portar o comprovante de ensalamento no dia da prova.

De acordo com a UFPR, os locais de prova serão em diversos municípios do estado do Paraná para os quais há oferta de vagas. Confira a seguir mais detalhes sobre a aplicação das provas!

1ª fase do Vestibular 2024

Conforme o cronograma do Vestibular 2024, a aplicação das provas da 1ª fase está marcada para o dia 22 de outubro. O início das provas será às 14h (horário de Brasília).

Segundo a UFPR, o portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados, impreterivelmente, às 13h30. Os candidatos deverão se apresentar os locais de prova com antecedência, pois a universidade não permitirá o ingresso de novos alunos após o fechamento dos portões.

Para ingressar nos locais de prova é necessário portar o comprovante de ensalamento e documento oficial de identificação com foto. Além disso, os candidatos deverão levar caneta esferográfica fabricada em material transparente.

Composição das provas

As provas da 1ª fase contam com questões objetivas sobre conhecimentos gerais. Desse modo, os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha sobre as seguintes matérias: Matemática, Biologia, História, Geografia, Física, Química, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia. 

Para as provas do Vestibular 2024, a UFPR recomendou a leitura das seguintes obra literárias brasileiras:

  • Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Noite na taverna, de Álvares de Azevedo;
  • A falência, de Julia Lopes de Almeida;
  • Sagarana, de Guimarães Rosa;
  • Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto;
  • Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus;
  • Nove noites, de Bernardo Carvalho;
  • O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques. 
Vestibular UFPR 2024
O Vestibular UFPR 2024 contará com a aplicação de provas em duas fases, que acontecerão nos meses outubro e dezembro. Imagem: UFPR

Vestibular UFPR 2024

Tradicionalmente, o Vestibular da UFPR conta com duas fases. A lista de candidatos aprovados na 1ª fase e convocados para a 2ª fase será liberada em 13 de novembro, enquanto a divulgação dos locais de prova da 2ª fase está prevista para o dia 29 do mesmo mês.

A aplicação das provas da 2ª fase está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro, com início às 14 horas.

Nessa fase, a UFPR aplicará uma prova discursiva sobre conteúdos das disciplinas do Ensino Médio e uma prova de redação em Língua Portuguesa. Nessa fase, os candidatos responderão também a questões específicas, a depender do curso de graduação escolhido.

Vagas e resultados

De acordo com o edital, ao todo, a UFPR está ofertando 5.281 vagas em dezenas de cursos de graduação, visando o ingresso de novos alunos no primeiro e no segundo semestres de 2024.

Metade das vagas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, há vagas exclusivas para candidatos pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência, com recorte de renda.

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final, com o listão de classificados, está prevista para o dia 17 de janeiro de 2024. Na mesma data a universidade publicará as orientações para as matrículas.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também IF Sudeste MG encerra nesta segunda-feira (16) o período de inscrição do Processo Seletivo 2024/1; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.