IF Sudeste MG encerra período de inscrição do Processo Seletivo 2024/1

Termina nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, às 23h59, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2024/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). A seleção visa o preenchimento de milhares de vagas com ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2024. 

Estão sendo ofertadas milhares de vagas em cursos técnicos e superiores de diversas áreas. Desse modo, há oportunidades tanto para os estudantes que têm o Ensino Médio completo, quanto para os estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental II e buscam formação profissional de qualidade gratuita.

Os cursos ofertados são gratuitos e ofertados de forma presencial. Veja a seguir como se inscrever para concorrer às vagas e como será o processo de seleção dos candidatos inscritos!

Como se inscrever?

O IF Sudeste MG está recebendo as inscrições para o Processo Seletivo 2024/1 exclusivamente de forma virtual. Nesse sentido, para se inscrever, o estudante interessado deverá acessar o site do Instituto e realizar o preenchimento do formulário de inscrição nele disponível.

Para acessar o sistema, é necessário fazer login com as credenciais da plataforma gov.br. Caso não possua cadastro na plataforma, o estudante deve criar para realizar a inscrição na seleção do IF Sudeste MG. 

Além de informar todos os dados pessoais e escolares solicitados, no ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma opção de curso e informar se deseja participar da seleção em ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas

Taxa de inscrição

Após o preenchimento do formulário eletrônico, os candidatos devem gerar e imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. A inscrição será confirmada somente mediante o pagamento da inscrição. De acordo com o Instituto, o valor da taxa varia de acordo com o tipo do curso pretendido.

Para a inscrição nos cursos técnicos integrados, a taxa é de R$ 25,00. Não será cobrada taxa de inscrição para participação nos cursos técnicos concomitantes/ subsequentes, subsequentes, especialização técnica e Proeja. 

Processo Seletivo 2024/1

Segundo estabelecido nos editais, a forma de seleção varia de acordo com a modalidade do curso. Para os cursos técnicos integrados, a seleção será via aplicação de provas.

Desse modo, para os candidatos aos cursos integrados, o Instituto aplicará as provas no dia 26 de novembro de 2023. A aplicação será pela manhã, no período das 08h15min às 11h45min

A prova objetiva será composta por 45 questões sobre os componentes curriculares do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia. De acordo com o edital, os locais de prova serão nos municípios de Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.

Já a seleção dos inscritos para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes, subsequentes, especialização técnica e Proeja se dará por meio de sorteio eletrônico. Segundo o cronograma, o sorteio acontecerá no dia 29 de novembro de 2023, e contará com transmissão pelo canal oficial do YouTube do IF Sudeste MG. Acesse aqui.

Estão sendo ofertadas cerca de 5 mil vagas para cursos técnicos e superiores do IF Sudeste MG. Imagem: Divulgação
Estão sendo ofertadas cerca de 5 mil vagas para cursos técnicos e superiores do IF Sudeste MG. Imagem: Divulgação

Vagas ofertadas 

O IF Sudeste MG está ofertando mais cinco mil vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2024. As oportunidades estão distribuídas entre mais de 120 cursos de diversas modalidades.

Estão sendo ofertadas vagas para os cursos técnicos concomitantes/ subsequentes; técnicos integrados; técnicos subsequentes; especialização técnica; Proeja; cursos de graduação; e cursos de pós-graduação.

As oportunidades estão distribuídas entre os campi localizados nos municípios de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, São João del-Rei, Santos Dumont e Ubá. 

Acesse os editais dos cursos integrados e subsequentes.

Leia também UFSC prorroga período de inscrição para o Vestibular Unificado 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.