Vestibular 2024: UERJ divulga notas do Exame Discursivo

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma instituição pública de ensino superior pública com sede principal na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Os candidatos inscritos nesta edição do Vestibular da UERJ devem ficar atentos: na última quarta-feira, dia 20 de dezembro, a UERJ divulgou as notas do Exame Discursivo, última etapa do Vestibular 2024.

Dessa maneira, para que você consiga acessar as notas e entender quais deverão ser as suas próximas etapas no processo seletivo, trouxemos um resumo completo sobre o Exame Discursivo do Vestibular 2024 da UERJ. Vamos conferir!

Vestibular UERJ: notas são divulgadas

Conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, a UERJ divulgou as notas obtidas pelos candidatos nas provas do Exame Discursivo, última etapa do Vestibular 2024, na última quarta-feira, 20 de dezembro.

A lista com as notas dos estudantes foi organizada em ordem alfabética e está disponível no site oficial da UERJ. Os candidatos não precisam realizar login ou cadastro na plataforma para visualizar os documentos publicados em formato PDF.

Além das notas, a UERJ já havia divulgado também os cadernos de prova e os gabaritos do Exame Discursivo 2024. Todos os documentos estão disponíveis no site da UERJ.

Ainda está com alguma dúvida sobre as notas do Exame Discursivo? Acesse o edital desta etapa do Vestibular da UERJ e consulte mais informações.

Vestibular UERJ: próximos passos

Segundo as informações publicadas pela UERJ, os estudantes poderão solicitar a revisão das notas obtidas no Exame Discursivo. Os pedidos poderão ser enviados somente de forma online e serão recebidos até o dia 28 de dezembro.

UERJ
Candidatos poderão solicitar a revisão das notas do Exame Discursivo. Imagem: UERJ/Reprodução

Por fim, segundo indicado no calendário do Vestibular 2024, a lista com o nomes dos candidatos aprovados no Exame Discursivo da UERJ será publicada no dia 12 de janeiro de 2024. O documento poderá ser acessado no site da UERJ.

Vestibular UERJ: funcionamento do Exame Discursivo

Nesta edição do Vestibular da UERJ, puderam participar do Exame Discursivo os participantes que alcançaram pontuação mínima de 40% na 2º etapa do Exame de Qualificação.

Todos os candidatos puderam se inscrever até o dia 04 de outubro através do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no site do Vestibular da UERJ. Para participar do Exame Discursivo da UERJ, os estudantes deveriam pagar uma taxa de inscrição de R$ 120,00. Porém, os estudantes contemplados com a isenção da taxa de inscrição nas etapas anteriores do Vestibular da UERJ 2024 não precisaram realizar o pagamento da taxa para participar desta etapa do Vestibular.

Segundo as informações indicadas no edital do processo seletivo, o Exame Discursivo da UERJ previa a aplicação de uma prova presencial para todos os candidatos inscritos nessa etapa. O exame foi aplicado no dia 03 de dezembro e as provas continham uma proposta de redação e questões discursivas sobre tópicos diversos de disciplinas estudadas ao longo do ensino médio.

Além disso, para essa etapa do Vestibular da UERJ, os candidatos deveriam ter realizado a leitura integral dos livros que foram selecionados para fazer parte da lista de leituras obrigatórias do vestibular da UERJ. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas do exame discursivo recomendava-se a leitura de “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco e para a prova de redação, por sua vez, a leitura de “O menino do pijama listrado”, do autor John Boyne.

Os participantes puderam consultar os locais de prova a partir do dia 16 de outubro. A informação estava presente disponível no cartão de confirmação de inscrição do Exame Discursivo. As provas do Exame Discursivo foram aplicadas em diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro.

Vestibular UERJ: vagas disponíveis

Nesta edição do Vestibular, a UERJ está oferecendo mais de 6 mil vagas para diversos cursos de graduação ministrados em unidades diferentes da instituição.

Um dos maiores destaques desta edição é o curso de Medicina, com 40 vagas para a unidade de Cabo Frio e 104 para o Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.