Vestibular 2021: Unesp recebe pedidos de isenção e redução de taxa até 27 de setembro

Candidatos de escolas públicas e que comprovarem baixa renda podem realizar a solicitação

A partir desta terça-feira (8) a Unesp abre o período para pedidos de isenção e de redução de 50% da taxa do vestibular 2021.

Para este ano, o valor que os candidatos devem pagar para realizar a prova é de R$ 170.

Quem deseja pedir a isenção deve manifestar interesse até o dia 27 de setembro, preenchendo o formulário de inscrição disponibilizado no site da Vunesp.

De acordo com a instituição, os pedidos de isenção podem ser realizados de duas maneiras.

Candidatos com CadÚnico

Vestibulandos cadastrados no Cadastro Único podem solicitar a isenção do vestibular da Unesp. Ou seja, aqueles que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou então que apresentem renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Esse grupo de estudantes deve preencher o Número de Identificação Social (NIS) na hora de fazer o requerimento de isenção.

Candidatos de escolas públicas ou bolsistas

Além disso, estudantes oriundos de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares têm direito a pedir isenção.

Os candidatos devem ter realizado todo o ensino médio em uma instituição pública, podendo estar finalizando o terceiro ano no ato da inscrição. Também podem ter concluído os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou então como bolsistas integrais em escolas particulares.

Para pedirem a isenção, contudo, precisam apresentar renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Assim como devem residir no Estado de São Paulo ou então estar vinculados a uma instituição de ensino localizada em alguma cidade paulista.

Redução de 50% e 75% da taxa da Unesp

A Unesp também permite que os candidatos peçam pelo menos a redução de 50% da taxa de inscrição para o vestibular.

Essa opção destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular. Quanto à renda, devem receber remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou então comprovar que estão desempregados.

A saber, a Unesp oferece ainda redução de 75% aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista.

O período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, de 1º de outubro a 27 de novembro.

A divulgação do resultado da solicitação de isenção e redução da taxa ocorre no dia 2 de novembro, no site oficial da Vunesp, que organiza as provas da universidade. De acordo com a entidade, os candidatos aceitos têm suas inscrições automaticamente formalizadas.

O vestibular da Unesp oferece 7.630 vagas em 23 cidades do estado de SP.

Veja cronograma:

Provas da 1ª fase: dias 30 e 31 de janeiro de 2021.
Provas de 2ª fase: 28 de fevereiro de 2021.
Primeira lista de aprovados: 19 de março de 2021.

Para se inscrever no vestibular da Unesp 2021 clique neste link.

Leia também – Vestibular 2021: Unesp divulga resolução com mudanças na 2ª fase

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.