Verbos Irregulares no Português: como usar?

Tema muito importante para os concursos e os vesitbulares!

Verbos Irregulares no Português: um resumo

Os verbos irregulares são aqueles que não podem ser conjugados de acordo com os padrões previstos pelas terminações -ar, -er e -ir.

Muitos estudantes encontram dificuldades em utilizar corretamente esses verbos. Assim, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Verbos Irregulares no Português: Introdução

Os verbos no português são classificados de acordo com três terminações: – ar, -er, -ir. Porém, existem alguns verbos que não se encaixam nos padrões de conjugação estabelecidos: os verbos irregulares.

Vamos conferir, a seguir, alguns dos verbos irregulares da língua portuguesa que são utilizados com maior frequência: 

Caber; Dar; Dizer; Estar Fazer; Haver; Medir; Ouvir; Pedir; Poder; Pôr; Querer; Saber; Ser; Trazer; Vir.

Verbos Irregulares no Português: Conjugação

Agora que você já conheceu alguns dos irregulares, é hora de descobrir como conjugar esses verbos corretamente. Devemos destacar, porém, que não existe uma regra que estabeleça quais alterações são feitas na hora de conjugar os verbos irregulares.

As modificações podem ocorrer no radical ou na terminação. O verbo “trazer”, por exemplo, quando conjugado na primeira pessoa do singular torna “eu trago”. Nesse caso houve mudança no radical que, originalmente é traz-.

O verbo irregular “fazer”, por sua vez, sofre alterações em sua terminação. A terminação dos verbos regulares na segunda conjugação seria –e, mas esse verbo, ao ser conjugado na terceira pessoa do singular, se torna “ele faz”. 

Dessa forma, podemos perceber que não existem normas específicas capazes de abarcar todos os verbos irregulares e suas conjugações, embora alguns casos possam ser muito semelhantes à conjugação regular.

Verbos Irregulares no Português: Classificação

É possível classificar os verbos irregulares. Isso porque, alguns deles apresentam padrões semelhantes ou apresentam irregularidades em maior ou menor grau. 

Os verbos irregulares podem ser classificados como: anômalos, fortes e fracos.

  • Verbos irregulares anômalos: ir e ser.
  • Verbos irregulares fracos: estrear, medir, ouvir, pedir, remediar, entre outros.
  • Verbos irregulares fortes: dizer, estar, haver, querer e trazer. 

Verbos Irregulares no Português: Dica

É importante que você fique atento na conjugação desse tipo de verbo. Porém, é somente com a prática que o uso desses verbos se torna mais habitual e natural. Em casos de dúvida, é importante consultar dicionários e verificar exemplos de conjugação para não errar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.