Veja qual é o estado com mais vagas para Concurso INSS

Saiba qual é o estado ou região do Brasil com mais vagas disponíveis

Você sabe qual o estado com mais vagas para o Concurso INSS? O Instituto Nacional do Seguro Social abriu concurso público para preenchimento de mil vagas em todo Brasil.

Portanto, essa pode ser a chance de quem sonha em trabalhar em uma das instituições mais respeitadas e importantes do país.

Com salários que ultrapassam os 5 mil reais, existem vagas para todos os estados brasileiros. No entanto, em algumas regiões, as chances de conquistar uma dessas vagas é maior.

Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, fique com a gente até o final. Assim, aumente suas chances de entrar para o time dos servidores do INSS.

Concurso INSS, saiba mais

Atualmente, estima-se que mais de mil postos de trabalho estão disponíveis no Instituto Nacional do Seguro Social ou INSS.

Isso está ocorrendo por conta de diversas aposentadorias e saídas de servidores do Instituto. Consequentemente, causou uma grande defasagem em seu corpo de funcionários.

Na verdade, o pedido para abertura do Processo Seletivo para contratação de cerca de mil profissionais, partiu do Ministério Público Federal, que se alarmou com o aumento expressivo na lista de espera do INSS.

A maioria desses casos são pedidos de aposentadoria ou BPC, Benefício de Prestação Continuada. Aqui, destinado a pessoas com qualquer tipo de deficiência.

E como nessas situações a pessoa provavelmente se encontra impedida de trabalhar, a urgência para avaliação e disponibilização dos benefícios é ainda maior.

Então, foi por conta disso que o Concurso INSS foi programado para esse ano, ainda com mil vagas disponíveis para nível técnico.

Quais as vagas disponíveis no Concurso INSS?

Como já vimos anteriormente, o Concurso INSS pretende preencher mil vagas ao todo.

Segundo o Instituto, as vagas que estão disponíveis para preenchimento através do concurso são para o cargo de Técnico do Seguro Social para a área administrativa.

Sendo assim, essas vagas poderão ser ocupadas por profissionais de nível médio de escolaridade ou técnico de especialização nessa área.

Entre as funções desses profissionais estão:

  • Atendimento ao público;
  • Assistência a seus superiores em processos administrativos;
  • Realizar atividades que dizem respeito ao reconhecimento dos direitos previdenciários do cidadão;
  • Fazer a tramitação e movimentação de processos e documentos;
  • Realizar estudos e levantamentos para obtenção de informações, além de outras atividades administrativas e normativas do INSS.

Qual o salário oferecido?

Depois de passar pelo Processo Seletivo e ficar efetivo como servidor público do INSS, o profissional será responsável por exercer todas as funções condizentes com o cargo.

Para isso, o Instituto está oferecendo uma remuneração de cerca de 5,4 mil reais. Além do salário, os funcionários receberão um vale alimentação, de cerca de 450 reais todos os meses.

Como se inscrever no Concurso INSS?

O prazo para realizar as inscrições no Concurso INSS já está aberto desde o dia 16 de setembro de 2022. E a data limite para o envio dos dados é dia 3 de outubro deste ano.

Essa etapa só pode ser feita de forma online, através do site da banca organizadora do concurso, que esse ano é a Cebraspe. Por fim, a taxa de inscrição está em 85 reais e deve ser paga até o dia 21 de outubro deste ano.

Qual é o estado com mais vagas para o Concurso INSS?

Apesar de oferecer vagas para todos os estados brasileiros, é a região Sudeste a que mais terá vagas para preenchimento no Concurso INSS. Uma vez que mais de 40% das oportunidades se concentram nessa área do país.

Inicialmente, o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de possibilidades, com cerca de 191 vagas disponíveis.

O segundo do ranking é o de São Paulo, com cerca de 130 oportunidades para Técnico do Seguro Social. Enquanto, em terceiro lugar, é o estado de Minas Gerais, que aparece com cerca de 122 vagas. Por último, o Espírito Santo também aparece nessa lista com 11 vagas para preencher no Processo Seletivo.

Quando acontecerá a aplicação das provas?

A previsão é que a aplicação das provas objetivas seja feita no dia 27 de novembro deste ano. As disciplinas incluem questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, além de Direito Constitucional e Direito Administrativo e outras matérias sejam aplicadas em 27 de novembro deste ano.

Para obter mais informações a respeito do concurso, bem como ter acesso ao edital, basta acessar o site da organizadora do processo seletivo.

Agora que você já sabe qual os estados com mais vagas no Concurso INSS, acesse o site da organizadora. Então, faça sua inscrição e se prepare para as provas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.