Veja detalhes sobre a inscrição do Exame 2023 da OAB

Confira aqui tudo o que precisa saber para a inscrição no exame 2023 da OAB

Hoje separamos todas as informações necessárias para que você veja detalhes sobre a inscrição do Exame 2023 da OAB.

Todo estudante de direito sabe o quão importante é passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para se tornar um advogado. O Exame é a porta de entrada para a profissão, e sem esse certificado, é impossível exercer a advocacia.

Para ajudar os estudantes que estão se preparando para o próximo certame, hoje nós preparamos um guia com todos os detalhes da inscrição da prova. Então não deixe de ler até a última linha e confira todos os detalhes!

Prazo para fazer as inscrições

As inscrições para o Exame da OAB de 2023 foram realizadas por meio do site oficial da organizadora, que dessa vez, será a Fundação Getúlio Vargas.

O prazo para enviar as candidaturas deve começar no dia 24 de abril, chegando ao fim em 02 de maio de 2023.

O candidato deve preencher as informações pessoais corretamente, escolher a cidade onde deseja realizar a prova e pagar a taxa de inscrição, que será no valor de R$295,00.

Lembre-se de fazer sua inscrição quanto antes, para garantir a vaga no certame e evitar problemas. Não deixe para o último dia.

Saiba mais sobre as provas do Exame 2023 da OAB

O Exame da OAB é composto por duas fases: a primeira é composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha, e a segunda fase é composta por uma peça processual e quatro questões discursivas.

Segundo o edital, a previsão é de que a primeira etapa do Exame 2023 da OAB seja aplicada no dia 09 de julho de 2023. Já a segunda etapa está prevista para o dia 10 de setembro, também deste ano.

Vale lembrar que a segunda etapa do exame deve seguir a opção escolhida pelo candidato dentro da área jurídica.

Requisitos para fazer o Exame

Para fazer o Exame da OAB, é preciso ser bacharel em Direito ou conclusão do curso de Direito em uma instituição que o MEC reconhece. Também é possível realizar a prova caso esteja para concluir o curso.

Além disso, o candidato precisa estar com o diploma em mãos ou comprovante de conclusão de curso devidamente registrado.

Também é preciso estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, no caso dos candidatos do sexo masculino.

Documentos necessários

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos todos os documentos presentes no edital, que são:

  • Certidão de Nascimento, para os solteiros, ou Certidão de Casamento, para os casados;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Certificado de Reservista (para os homens);
  • Diploma de conclusão do curso de Direito ou comprovante de conclusão de curso, entre outros.

É preciso estar com todos esses documentos em dia para que a inscrição ser válida.

Dicas para passar no Exame da OAB

O Exame da OAB é uma prova difícil e exige muita dedicação e estudo por parte dos candidatos. Para se preparar para a prova, a dica é fazer um planejamento de estudos, com metas semanais e mensais, e seguir à risca o cronograma estabelecido.

O candidato também deve estudar por meio de livros, vídeo aulas, exercícios e questões comentadas, para se familiarizar com o estilo da prova.

Outras dicas importantes são: ler a lei seca com frequência, fazer simulações da prova e treinar a redação da peça processual.

Uma boa forma de se preparar para o Exame 2023 da OAB, é fazendo simulados e cursinhos preparatórios. Dessa forma aprenderá com pessoas especializadas que lhe ajudarão a passar na prova.

Conclusão

Em suma, a inscrição para o Exame 2023 da OAB é um processo extremamente importante para aqueles que desejam exercer a profissão de advogado. É necessário estar atento aos prazos no edital, bem como cumprir com todos os requisitos.

Há muitas informações para se acompanhar durante a inscrição, e aos candidatos recomenda-se que se dediquem integralmente ao processo, se preparando ao máximo para a realização da prova. Além disso, é importante lembrar que a aprovação no exame é um passo essencial para que o aluno possa exercer a advocacia.

Por fim, é importante que os candidatos se mantenham atualizados e informados sobre as mudanças que possam ser implementadas no processo seletivo, buscando estar sempre atentos às informações da Ordem dos Advogados do Brasil.

Por fim, com foco, determinação e preparo, é possível se destacar no Exame da OAB e começar a construir uma carreira de sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.