Em geral, as pessoas não costumam gostar de limpar as regiões onde a água escoa e nem retirar seus resíduos, como é o caso de tirar folhas de ralo. No entanto, algumas dicas simples podem tornar esse momento menos desagradável.
Sendo assim, não deixe acumular muita sujeira por desânimo de fazer a limpeza, pois isso pode deixar com que a experiência fique um pouco pior. Portanto, o ideal é estabelecer uma frequência para que apenas os orgânicos recentes se juntem no local.
Confira como tirar folhas de ralo
O processo é, de fato, simples, mesmo quando há um acúmulo na parte interna. O fato desse material derivar de uma planta, torna a sua decomposição mais fácil. Logo, alguns produtos caseiros podem ser usados sem nenhum problema.
No entanto, quando a situação não está tão caótica, apenas uma limpeza superficial pode ser o método mais eficaz de como tirar folhas de ralo. Isso porque, às vezes, apenas se juntam as maiores, necessitando apenas de que o local seja varrido.
Segurança
O primeiro momento diz respeito à paramentação, já que você poderá entrar em contato com microrganismos na região. Aliás, até mesmo com as soluções que vão ser usadas, dado que muitas delas têm um caráter ácido.
Com isso, é recomendável a utilização de luvas de proteção, daquelas mais simples que podem ser compradas em lojas de materiais de construção.
Além disso, use álcool 70% antes de tocar em qualquer parte do ralo, pois ele representa uma grande fonte de contaminação.
Limpeza superficial
O passo seguinte para o feito em questão é usar uma vassoura ou uma enxada denteada para retirar todos os resíduos grandes, já dispensando no lixo. Se precisar, use as mãos para pegar aquelas que ficam mais grudadas ou eventualmente presas.
Em seguida, jogue um pequeno balde sobre a região e use um rodo sem pano para escoar a água para dentro do ralo enquanto as sobras orgânicas para longe.
Certifique-se, agora, se a parte de fora está sem nada, e continue seguindo os passos de como tirar folhas de ralo com dicas simples.
Abertura da tampa
Aqui, é o momento em que a gente sente mais repulsa, porém não se deve deixar enganar. Já que, de uma forma ou de outra, a parte interna vai precisar ser limpa.
No entanto, não é mesmo ideal que você coloque a mão lá dentro. Logo, a enxada denteada será útil para puxar as folhas mais superficiais, que também devem ser descartadas no lixo.
Em seguida, despeje uma solução caseira para decompor a matéria orgânica e desentupir o local. Depois, é só colocar a tampa de novo e esperar algumas horas para o resultado final.
Soluções para tirar folhas de ralo
Então, na sequência, confira algumas estratégias caseiras para tirar folhas de ralo e manter o local sempre limpo. E o melhor, sem gastar muito.
Bicarbonato de sódio e vinagre
A dupla mais conhecida da limpeza, o bicarbonato de sódio e vinagre, também está entre os métodos de como tirar folhas de ralo. Afinal, o seu poder de decompor sujidade é bem forte, até mesmo com aquelas que teimam em sair.
Assim sendo, dilua os dois ingredientes em água e misture até formar um líquido homogêneo. A propósito, note que vai surgir bastante espuma e vai parecer que a solução está borbulhando. Nesse momento, já despeje tudo dentro do ralo.
Por isso, deixe para fazer o preparo mesmo em cima da hora, já que esse ato pode potencializar o efeito.
Soda cáustica
Ainda, temos um método mais agressivo para caso o lugar esteja muito entupido ou com alguma resistência a decompor os resíduos. Aqui, é fundamental usar as luvas e outros aparatos de segurança, como os óculos, pois a soda cáustica pode levar danos sérios à pele.
Com cuidado, jogue a quantidade referente a uma tampa e espere uma hora para que o processo termine. Para mais, se escolher essa forma de como tirar folhas de ralo, você também pode pedir ajuda a alguém com mais experiência.
Telas de proteção
Por fim, como dica extra, tem-se a tela de proteção como medida preventiva. Você pode cobrir toda a extensão para evitar que qualquer coisa caia direto nos canos.
Em seguida, quando estiver sujo mais uma vez, quase não será preciso abrir a tampa. Afinal de contas, as folhas serão mais fáceis de serem retiradas, além da frequência de limpeza que vai diminuir.
Por isso, depois da sua próxima higienização, invista em uma tela de proteção e otimize o tempo do seu dia a dia.