Concurso Banco do Brasil (BBTS): o que estudar para técnico?

Veja mais detalhes aqui

concurso Banco do Brasil (BBTS) anuncia que as inscrições estão abertas para técnicos e analistas! Os interessados poderão se inscrever pelo portal FGV, até 25 de abril. A taxa de inscrição varia a depender do cargo, sendo de R$59 (nível médio) e R$69 (nível superior) e pode ser paga até o dia 26 de abril.

O período de isenção será entre os dias 20 e 23 de março pelo portal FGV. Os grupos que poderão solicitar gratuidade são: Inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.

O que estudar para técnico do concurso Banco do Brasil (BBTS)?

O certame vai cobrar conhecimentos especificos e básicos. Confira:

Conhecimentos básicos

Língua Portuguesa

1. Interpretação de texto: decodificação dos diversos tipos de mensagem. 2. Compreensão de texto: observação dos processos que constroem os significados textuais. 3. A linguagem e a lógica. 4. As estruturas linguísticas no processo de construção de mensagens adequadas. 5. A pragmática na linguagem: o significado contextual. 6. A semântica vocabular: antônimos, sinônimos, homônimos, parônimos e heterônimos. 7. Os modos de organização discursiva: a descrição, a narração, a exposição informativa e a exposição argumentativa. 8. A organização das frases nas situações comunicativas: a colaboração e a relevância; os atos de fala. 9. A linguagem lógica e a figurada. 10. Os diversos níveis de linguagem. 11. Os tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre. 12. As funções da linguagem.

Raciocínio Lógico-Matemático

1. Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. 2. Conjuntos e suas operações, diagramas. 3. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem e juros. 4. Proporcionalidade direta e inversa. 5. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. 6. Estrutura lógica de relações arbitrária entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações daquelas relações. 7. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 8. Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. 9. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais. Problemas de contagem e noções de probabilidade. 10. Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. 11. Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância. 12. Problemas de lógica e raciocínio.

Conhecimentos Gerais

1. Governança Corporativa: copliance, ASG, LGPD. 2. Novas tecnologias: Inteligência Artificial, Blochchain, Openbanking. 3. Sistema Financeiro Nacional. 4. Centralidade no cliente. 5. Logística Integrada. 6. Introdução à prevenção e combate à lavagem do dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 7. Lei Anticorrupção. Ética. Diversidade nas organizações. 8. Noções de e-social.

Conhecimentos específicos (Técnico – Perfil Atendimento)

Noções Básicas de Eletricidade e Eletrônica

Conhecimento em corrente elétrica, condutores e isolantes de eletricidade, grandezas elétricas, baterias, circuitos elétricos de corrente contínua e alternada. 2. Lei de Ohm. 3. Lei de Kirchhoff. 4. Instalações de baixa tensão, dispositivos de proteção contra falhas elétricas. 5. Componentes eletrônicos, análise de circuitos transistorizados, amplificadores operacionais, portas lógicas, circuitos integrados. 6. Conhecimento de equipamentos e ferramentas de medição elétrica/eletrônica: multímetros, analisador de qualidade de energia, osciloscópio e etc.

Manutenção de Computadores

Prática de Manutenção corretiva, preventiva, preditiva: PCM (Planejamento e controle de manutenção). 2. Manutenção de computadores: substituição de hardwares, exemplos: fontes de alimentação, placa base, processador, cooler, dispositivo de armazenamentos de dados etc., 3. Conhecimentos de instalação e configuração de softwares, drivers e firmwares. 4. Equipamentos de redes de computadores e telecomunicações como: modems, roteadores, switchs e demais elementos da rede. 5. Cabeamento: tipos de cabeamento, crimpagem de conectores (RJ45, RJ11, BNC e similares); substituição de periféricos, exemplos: monitores, mouse, teclado, caixas de som, cabos e etc. 6. Testes de funcionamento envolvendo configuração de BIOS; particionamento de dispositivos de armazenamento. 7. Sistemas operacionais Linux, Windows e suas versões e tipos de aplicações; Sistemas operacionais Android e iOS em todas as suas versões. 8. Ferramentas Office 365 tais como: Word, Excel, Powerpoint, Microsoft Teams, Sharepoint e PowerBI. Aplicativos BrOffice, OpenOffice, adobe acrobat.

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de computadores envolvendo conhecimentos e funcionalidade da placa mãe, do barramento, circuito de clock, bios, memória RAM, processadores, dispositivos de armazenamento. 2. Controladores de disco rígido, interface de vídeo, monitores de vídeo, kit multimídia, porta de comunicação e fax/modem.

Equipamentos de Automação Bancária

Equipamentos de automação bancária: terminais de autoatendimento, equipamentos de impressoras laser e impressoras térmicas, equipamentos Nobreak e bancos de baterias, equipamentos detectores de metais, meios de transmissão (via rede de dados TCP/IP, GPRS e linha telefônica PSTN e VOIP). 2. Segurança: equipamentos de CFTV analógicos e digitais, dispositivos de segurança tais como: sensores, câmeras, fechaduras eletrônicas, portas com sistemas de travamento; catracas de controle de acesso, centrais de alarmes monitoráveis ou não.

Normas Regulamentadoras

Normas Regulamentadoras: conhecimento básico e aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdência: NR 06 – Norma regulamentadora de equipamentos de proteção individual, tipos de EPIs e suas aplicações; NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade; NR 35 – Norma regulamentadora do trabalho em altura.

Conhecimentos específicos (Técnico – Perfil Interno)

Informática Básica

Noções de sistema operacional, edição de textos e planilhas, banco de dados: conceitos básicos e características. 2. Redes de computadores: conceitos básicos. Ferramentas. 3. Aplicativos e procedimentos de Internet e Intranet. 4. Computação na nuvem: conceitos de organização e de gerenciamento de informações. 5. Arquivos, pastas e programas. 6. Segurança da informação: procedimentos de segurança, noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware). 7. Procedimentos de backup; armazenamento de dados na nuvem.

Noções de Administração

Organizações, eficiência e eficácia. 2. O processo administrativo: planejamento, organização, influência, controle. 3. Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, ferramentas. 4. Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais e contemporâneas, tendências e práticas organizacionais. 5. Influência: aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional. 6. Controle: princípios da administração da produção e do controle.

Noções de Arquivologia

Conceitos fundamentais de arquivologia: princípio da proveniência. 2. Teoria das três idades de arquivo. 3. Gestão de documentos. 4. Protocolo. Instrumentos de gestão de documentos. 5. Plano de classificação. 6. Tabela de temporalidade. 7. Arquivos permanentes: arranjo e descrição. 8. Preservação, conservação e restauração de documentos. 9. Métodos de arquivamento.

Manutenção e Arquitetura de Computadores

Manutenção. Prática de manutenção corretiva, preventiva, preditiva: PCM (Planejamento e controle de manutenção). Manutenção de computadores: Substituição de hardwares, exemplos: fontes de alimentação, placa base, processador, cooler, dispositivo de armazenamentos de dados etc.; Conhecimentos de instalação e configuração de softwares, drivers e firmwares. Equipamentos de Redes de computadores e telecomunicações como: Modems, Roteadores, Switchs e demais elementos da rede; Cabeamento: Tipos de cabeamento, crimpagem de conectores (RJ45, RJ11, BNC e similares); Substituição de periféricos, exemplos: Monitores, mouse, teclado, caixas de som, cabos e etc.; Testes de funcionamento envolvendo configuração de BIOS; particionamento de dispositivos de armazenamento; Sistemas operacionais Linux, Windows e suas versões e tipos de aplicações; Sistemas operacionais Android e iOS em todas as suas versões; Ferramentas Office 365 tais como: Word, Excel, Powerpoint, Microsoft Teams, Sharepoint e PowerBI. Aplicativos BrOffice, OpenOffice, adobe acrobat. 2. Arquitetura De Computadores: arquitetura de computadores envolvendo conhecimentos e funcionalidade da placa mãe, do Barramento, Circuito de Clock, BIOS, Memória RAM, Processadores, Dispositivos de armazenamento. Controladores de Disco Rígido, Interface de Vídeo, Monitores de Vídeo, Kit Multimídia, Porta de Comunicação e Fax/Modem.

Normas Regulamentadoras

Normas Regulamentadoras: conhecimento básico e aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdência: NR 06 – Norma regulamentadora de equipamentos de proteção individual, tipos de EPIs e suas aplicações; NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade; NR 35 – Norma regulamentadora do trabalho em altura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.