Veja como consultar o valor do IPVA 2023; confira o calendário

Os proprietários de veículos que residem no estado de São Paulo já podem consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do próximo ano.

Os proprietários de veículos que residem no estado de São Paulo já podem consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do próximo ano. Os condutores podem consultar o valor por meio do site da Secretaria da Fazenda, utilizando o código da placa do veículo.

Além disso, os proprietários poderão realizar as consultas nos terminais de autoatendimento, internet banking e por aplicativos de celular a partir do dia 02 de janeiro. Para isso, basta utilizar o número do Renavam do veículo.

A saber, o calendário de pagamento do IPVA será iniciado no dia 11 de janeiro, para pagamentos à vista e com desconto de 3%. Além disso, o proprietário do veículo pode parcelar o valor do tributo em até cinco vezes.

Para que os proprietários consultem os valores, a Sefaz-SP disponibilizou uma página de consulta, no Sivei (Sistema de Veículos) do portal.

Novo valor do IPVA para 2023 

A partir do próximo ano alguns brasileiros proprietários de veículos contarão com a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Isso se deve ao ano de fabricação do carro e a motivos de doenças. Contudo, as regras de gratuidade dependem de cada estado.

Isenção do IPVA 

Por ano de fabricação:

Conforme mencionado, a regra de isenção é de responsabilidade estadual. Veja como funciona em cada unidade do país:

  • Isenção a partir de 10 anos de fabricação: Goiás, Rio Grande do Norte;
  • Isenção a partir de 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro.
  • Isenção a partir de 18 anos de fabricação: Mato Grosso;
  • Isenção a partir de 20 anos de fabricação: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
  • Isenção a partir de 23 anos de fabricação: Alagoas;
  • Isenção a partir de 30 anos de fabricação: Pernambuco e Santa Catarina.

Importante! Apenas os estados de Minas Gerais e Roraima não concedem nenhum tipo de isenção dos veículos de acordo com o seu ano de fabricação.

Por doença:

Alguns cidadãos têm direito à isenção do tributo, de acordo com o tipo de doença acometida. Confira a lista abaixo:

  1. Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  2. Acidente Vascular Encefálico;
  3. Amputação;
  4. Artrite reumatóide;
  5. Artrodese;
  6. Artrose;
  7. Autismo;
  8. Câncer;
  9. Deficiência mental;
  10. Deficiência visual;
  11. Doença degenerativa;
  12. Doenças neurológicas;
  13. Esclerose múltipla;
  14. Escoliose acentuada;
  15. Lesão por esforço repetitivo (LER);
  16. Lesões com sequelas físicas;
  17. Linfoma;
  18. Manguito rotador;
  19. Más formações ou encurtamento de membros;
  20. Mastectomia;
  21. Nanismo;
  22. Neuropatia diabética;
  23. Paralisia cerebral;
  24. Paraplegia;
  25. Parkinson;
  26. Poliomielite;
  27. Problemas de coluna;
  28. Problema renal crônico com uso de fístula;
  29. Próteses externas ou internas;
  30. Quadrantomia;
  31. Síndrome do túnel do carpo;
  32. Talidomida;
  33. Tendinite crônica;
  34. Tetraplegia;
  35. Tetraparesia.

De todo modo, é preciso comprovar a doença por  meio de um laudo médico emitido por uma clínica credenciada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado em que o cidadão resida.

Aumento do IPVA em 2023

Inevitavelmente, proprietários de veículos já podem esperar por um aumento nos valores do IPVA em 2023. Este ano, o imposto registrou uma parcela média de 22,54%, mas, pode ficar ainda mais caro para todos os veículos em 2023.

Todavia, de acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, ainda não foi divulgado o calendário com os novos valores. De todo modo, ao analisar a situação do país, é possível prever que o valor do tributo será de fato reajustado novamente.

Nos últimos dois anos, considerando os impactos da pandemia da Covid-19, a Tabela FIPE, usada no cálculo do imposto, tem subido mensalmente. Agora, a expectativa é que essa tabela se estabilize, no entanto, os proprietários ainda serão impactados com a alta acumulada até o mês de setembro.

O aumento do imposto também está relacionado a valorização dos veículos, uma vez que muitas montadoras no país e no mundo fecharam temporariamente em decorrência da crise sanitária. Outro fator importante diz respeito a ausência de peças para montagem, considerando o fechamento das fábricas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.