Veja como ajudar pessoas carentes no natal deste ano

Neste final de ano, várias instituições e governos estão colhendo doações para ajudar no natal de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Faltam apenas alguns dias para o natal, e muita gente já está se preparando para viajar, encontrar familiares e amigos, e preparar a ceia de final de ano. Ao mesmo passo, milhões de brasileiros ainda não sabem sequer se conseguirão comer algo nesta data. Neste sentido, várias instituições e governos estão trabalhando em projetos para ajudar esta população.

Abaixo, separamos uma lista de organizações governamentais e não governamentais que estão ajudando cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Vários estados do país estão organizando milhares de ações para tentar contornar os problemas de parte importante da população brasileira.

A Lista

Brasília

Em Brasília, a Associação dos Portadores de Necessidades Especiais do Distrito Federal (APNEP-DF) está colhendo alimentos para ajudar crianças. Sara Maria, uma das voluntárias, disse que a ideia é garantir que as 157 crianças com deficiências físicas e mentais, ajudadas pela instituição, passem um natal digno este ano.

Para ajudar, basta fazer uma doação através da chave pix: 36.447.964/0001-20. As doações também podem ser entregues diretamente na sede da associação, que fica na CNN 02, Bloco B – Loja 16, no edifício Metrô Trade Center.

Bahia

Na Bahia, o sistema de pedágios da concessionária Bahia Norte lançou o movimento Transporte Solidariedade. A ideia é coletar alimentos para a Campanha Natal Sem Fome, no estado. As doações estão acontecendo nos seguintes pontos:

  • BA-535 (Via Parafuso);
  • BA-526 (CIA-Aeroporto);
  • BA-524 (Canal de Tráfego);
  • Via Metropolitana;
  • BA-093.

Paraíba

Na Paraíba, a Associação dos Pais e Amigos Excepcionais de Campina Grande (Apae) lançou na última sexta-feira (16) a campanha Natal Solidário em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Estamos disponibilizando uma conta bancária. Esta doação de valores será feita diretamente na conta da Apae”, disse o presidente da OAB de Campina Grande, Alberto Jorge.

Para ter acesso a conta do depósito, é importante entrar em contato diretamente com a OAB da Paraíba.

Niterói – RJ

A Prefeitura da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, também está iniciando a sua campanha de Natal Solidário. De acordo com a gestão municipal, é possível doar alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal.

Na cidade fluminense, a arrecadação está acontecendo apenas de terça a sexta, das 18h às 21h. Veja os pontos abaixo:

  • Campo de São Bento – Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí;
  • Árvore de Natal em São Francisco com visita ao Papai Noel – Praça do Rádio Amador – São Francisco;
  • Horto do Fonseca – com visita a decoração natalina – Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca.

Ceia de natal

A ceia de natal deste ano será mais salgada independente da quantidade de sal que você vai colocar na comida. Segundo uma nova projeção feita pelo instituto XP, a lista com produtos que não podem faltar no jantar do dia 24 está 12,7% mais cara em relação ao que se viu no ano passado.

A XP levou em consideração os dados mais recentes revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento dos preços dos produtos da ceia de natal foi equivalente a mais do que o dobro das últimas projeções para a inflação geral. O Banco Central (BC) vem projetando algo em torno de 6% ou 7%.

Entre os produtos que se destacam pelo aumento do preço estão o leite e derivados do leite, que teve um crescimento de 26,6% em relação ao natal do ano anterior. O ovo de galinha subiu 19,7%, o pão francês 18,1% e até mesmo o bacalhau subiu 7,9%. Todos estes produtos costumam estar na mesa da ceia de alguma forma.

Não é só a ceia que está mais salgada este ano. O natal como um todo estará mais caro, de uma maneira geral. Ainda com base nas projeções da XP, é possível dizer que o preço dos presentes também aumentou. Peças de vestuário estão 17,4% mais caras, os brinquedos subiram 15,5%, aparelhos eletroeletrônicos 4,9% e joias e bijuterias 4,6%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.