Veja a data de liberação do 2º lote da restituição do imposto de renda

Confira mais detalhes sobre a liberação deste segundo lote

Hoje nós vamos passar algumas informações para que você veja a data de liberação do 2º lote da restituição do imposto de renda.

Recentemente a Receita Federal divulgou as datas para consultar a restituição do imposto de renda. Com isso, os contribuintes que têm direito estão animados com a possibilidade de receber o valor extra no final do mês.

Pensando nisso, nós reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Sendo assim, você poderá saber qual é a data de liberação do 2º lote da restituição do imposto de renda de 2023.

Acompanhe a leitura até o final e confira!

Veja a data de liberação do 2º lote da restituição do imposto de renda
Veja a data de liberação do 2º lote da restituição do imposto de renda. Foto: Canva

Veja a data de liberação do 2º lote da restituição do imposto de renda

Com o pagamento do primeiro lote da restituição do IR 2023 efetuado, a Receita Federal anunciou a data de liberação do segundo lote. Assim sendo, a consulta estará disponível a partir do dia 23 do mês de junho, no site da Receita Federal ou pelo aplicativo do IRPF.

Além da data prevista para o pagamento, também será informado o valor a ser restituído. Ademais, o pagamento está previsto para o dia 30 de junho.

Com a liberação da restituição, muitos brasileiros poderão quitar dívidas ou fazer investimentos. Além, é claro, de movimentar a economia do país.

Bem como no ano anterior, a Receita Federal realizará o pagamento na conta bancária informada durante a declaração. Então, se ocorrer algum problema e o crédito não for efetuado, é possível reagendar o pagamento de forma simples e rápida por meio do Portal BB.

É importante lembrar que a restituição é feita de acordo com a ordem de entrega das declarações. Ou seja, a prioridade de ordem do pagamento é feita para aqueles que entregaram primeiro.

Quem pode receber o 2º lote da restituição do imposto de renda?

Assim como no primeiro lote, os grupos prioritários vão receber primeiro com o 2º lote. Esses grupos incluem:

  • Idosos
  • Pessoas com doenças graves
  • Indivíduos com deficiência
  • Professores e aqueles que optaram pelo PIX para receber a restituição.

Os idosos, por exemplo, são os primeiros a receber a restituição em ambos os lotes. Sendo assim, aqueles com idade mais avançada recebem ainda primeiro.

Pessoas com doenças graves e deficiências também receberão logo no início do pagamento do segundo lote, bem como os professores.

Os demais contribuintes receberão a restituição em sequência, levando em consideração a data de entrega da declaração para desempate.

Isso significa que aqueles que declararam o Imposto de Renda mais cedo terão prioridade na restituição. Além disso, os contribuintes que enviaram o documento dentro do prazo, também receberão todos os lotes.

Como consultar a restituição do imposto de renda?

O primeiro passo para consultar o 2º lote do imposto de renda é acessar o site da Receita Federal. Lá, você encontrará informações com mais detalhes sobre o calendário das restituições do imposto de renda.

Uma vez que você acessar o site da Receita Federal, clique na opção “Consulta Restituição”. Em seguida, informe seu número de CPF, data de nascimento e o ano do exercício que deseja consultar.

Juntamente com as informações citadas acima, você também deverá preencher o código de segurança fornecido pelo site.

Se você for elegível para receber restituição, você poderá receber o depósito em sua conta bancária ou fazer o saque em uma agência bancária.

Além disso, lembre-se da importância de considerar a possibilidade de utilizar a restituição para o pagamento de dívidas fiscais em atraso.

Confira as datas de liberação de todos os lotes do imposto de renda 2023

Além da data de liberação do 2º lote da restituição, a Receita Federal também divulgou as datas dos demais lotes.

Confira abaixo todas as datas:

3º lote: A consulta estará disponível em 24 de julho, e o pagamento será realizado em 31 de julho.

4º lote: A consulta poderá ser feita a partir de 24 de agosto, com o pagamento agendado para o dia 31 de agosto.

5º lote: A consulta estará disponível a partir de 22 de setembro, e o pagamento será efetuado em 29 de setembro.

É importante ressaltar ainda que, conforme já dito anteriormente, a ordem de liberação dos lotes de restituição segue critérios estabelecidos pela Receita Federal. Por isso, fique atento às datas e acompanhe de perto a liberação dos lotes da restituição do Imposto de Renda 2023.

Agora que você já sabe qual é a data de liberação do 2º lote da restituição do imposto de renda e como consultar. Desse modo, é só seguir as instruções para saber exatamente quando irá receber este lote tão desejado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.