O comércio online tem sido a grande opção para muitos empreendedores, tendo em vista que o consumidor modificou seu padrão de compra. Por isso que hoje, nós vamos dar 3 dicas para aumentar as suas vendas online.
O movimento causado pelo comércio online também envolve a grande competitividade no setor, e você, enquanto empreendedor precisa se destacar diante da concorrência. Assim, é possível se utilizar da tecnologia para ajudar neste processo.
3 dicas para aumentar suas vendas online
Apresentamos na sequência, 3 dicas para aumentar suas vendas online, e se destacar diante da concorrência:
1ª Dica para aumentar suas vendas online: Ofereça uma experiência de compra omnichannel
A palavra omnichannel significa uma estratégia de venda que utiliza diferentes canais de divulgação e comunicação para que o consumidor tenha uma experiência única com a marca.
Assim, o empreendedor pode realizar investimentos em marketing nos diferentes canais de comunicação: site, e-mail, telefone, aplicativos, redes sociais, entre outros canais.
Esta experiência diferenciada faz com que o consumidor busque nas redes sociais e nas outras formas de comunicação, garantias de que a sua vivência de compra seja a melhor possível.
Assim, ao realizar uma compra pela internet o cliente pode ter clareza e segurança de que o produto que deseja, seja de qualidade e atenda às suas necessidades pessoais.
Entre outras questões, é possível oferecer ao cliente uma experiência única. Por exemplo: ao fazer a compra em um site, é possível fazer a troca em uma loja física, bem como, se ele estiver em uma unidade presencial, é possível visualizar vídeos interativos com maiores informações sobre os produtos.
Desta forma, investindo em oferecer uma experiência omnichannel aos clientes, a empresa passa a ampliar o seu leque de opções de compra, tendo maior controle sobre as vendas e mantendo os estoques atualizados.
2ª Dica: Procure utilizar as funcionalidades dos dispositivos móveis para vender com mais facilidade
Investir em aplicativos móveis faz com que a empresa disponibilize mais uma forma de compra para seus clientes. Afinal, atualmente é muito comum utilizar aplicativos para celulares de lojas online.
Inicialmente, as compras online eram realizadas somente utilizando o computador. Mas, como os celulares já possuem capacidade suficiente para atender esta demanda, invista em produzir um aplicativo de sua loja online que seja responsivo.
Quando falamos em aplicativos responsivos, nos referimos a possibilidade de navegação em diversos ambientes virtuais com grande qualidade de visualização e usabilidade.
3ª Dica: Fique atento ao carrinho de compras
Quando se administra uma loja online, é nítido e sabido que o carrinho de compras muitas vezes fica abandonado, sem que a compra seja finalizada. Assim o cliente visualiza o site, seleciona os produtos que tem interesse, separa nos carrinhos de compra e por algum motivo fecha o site. Desta maneira, aquela compra não foi finalizada pelo consumidor.
Sendo assim, pense bem: Quais são as causas que levam o cliente a abandonar a compra?
Esta é a pergunta que precisa ser estudada, por isso, é preciso entender quais foram os motivos pelos quais os carrinhos de compra foram largados.
Em pesquisa realizada constatou-se que os principais motivos do abandono de carrinhos são:
- O processo de finalização da compra é muito extenso é complicado;
- É preciso fazer um cadastro próprio em cada aplicativo;
- As informações de checkout são confusas;
- Existem custos que são mostrados somente na finalização da compra, como por exemplo, o frete, os custos incidentes de tributação, bem como o tempo que a compra demora para chegar;
- O aplicativo não está preparado para finalizar as compras.
Sendo assim, sabendo as causas do abandono dos carrinhos, é possível realizar um planejamento de ações e assim finalizar as compras e aumentar as vendas. Por isso, é fundamental que o seu site tenha as seguintes funcionalidades:
- Primeiramente, a finalização da compra utilizando o preenchimento intuitivo;
- Em segundo lugar, pense em um ambiente fully responsive;
- Possibilidade de cadastro utilizando os dados das redes sociais;
- Por último, lembre que, conforme o cliente foi realizando suas compras, deve apresentar a tela de pop-up com o resumo das compras realizadas até então.
Por fim, se você ficar atento às 3 dicas que informamos neste artigo, terá maiores possibilidades de ampliação de vendas em sua loja online.
Assim, aproveite a oportunidade já que o ano está terminando, e coloque estas dicas em ação. Além disso, aproveite a Black Friday e as compras de Natal para ampliar as suas vendas bem como a sua lucratividade.
As oportunidades de vendas na época em que estamos chegando são verdadeiros potes de ouro para os empreendedores!
Sabendo disso, aposte suas fichas e faça todo o possível para ter bons resultados!