Varejo e as mudanças pós-pandemia

Como ficará o mercado de varejo após a crise do coronavírus.

Com o avanço da tenologia, 90% dos pequenos negócios que não tinham presença digital, hoje já incluíram as vendas virtuais em seus seus negócios.

Porém, toda essa mudança ocorreu após a pandemia causada pelo coronavírus, onde muitas empresas se viram obrigadas a fechar suas lojas físicas, devido o distanciamento social.

Mas, e após a pandemia como ficarão essas lojas? Como se adaptar as novas realidades?

Sem dúvidas a digitalização dos pequenos varejos, serão uma das principais mudanças, sem falar no self-checkout.

Já a loja por um todo também vai precisar ser reformulada, com ambientes mais abertos e cuidados redobrados com a limpeza.

Replanejamento do varejo

Precisamos levar em consideração o fato do consumidor brasileiro estar passando por mudanças em relação a sensação de limpeza e higiene.

Em meio a tantas transformações, incluindo o uso contínuo de máscaras, e o não compartilhamento de canetas, celulares, é importante que o empreendedor busque reno=var suas lojas antes da reabertura.

Portanto, lugares mais claros, com mais vidros, menos madeira e cores claras chamará mais atenção sem dúvidas.

Visto que, os shoppings já estão retomando suas atividades, mas com todas as lojas tomando os devidos cuidados.

Alguns exemplos de mudanças são os mercados que tão cedo não retomarão as degustações,  assim como lojas de roupas, calçados que devem redobrar os cuidados com seus produtos, para que os clientes se sintam a vontade para experimentar sem receios.

Self-Checkout

Em relação aos caixas das lojas, os clientes não irão querer ficar em filas, mesmo que exista uma certa distância.

A intenção é entrar na loja, escolher, provar e pagar, agilizando assim as compras e otimizando o tempo dentro da loja.

Dessa forma, uma opção que as lojas têm é a self-checkout, processo que o cliente realiza sozinho o próprio pagamento através de uma máquina, aumentando assim também os pagamentos realizados pelo celular.

Quando mais digitalizado o negócio e a forma de pagamento melhor para a loja e para o cliente.

Antes da retomada

Mas enquanto o comércio não retorna suas atividades normais, os empreendedores podem ir se adequando, implantando todas essas mudanças.

As vendas devem retomar com uma queda considerável no início, mesmo porque a pandemia mudou um pouco aquele olhar compulsivo, por um olhar mais consciente de compra.

Alguns planejamentos anuais e revisões trimestrais darão espaço aos planejamentos trimestrais e revisões diárias, para um melhor controle das vendas.

Entramos em uma nova era de vendas, o mundo passa por transformações e quem quiser continuar no ramo do varejo terá que se adaptar as novas realidades e tecnologias.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.