Em Juiz de Fora, estudantes se formam por meio de cerimônia on-line

O objetivo da cerimônia remota foi ajudar os profissionais a fazerem o registro no conselho de classe para que pudessem seguir com a profissão.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), 101 estudantes de 36 cursos do Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora (MG) tiveram que se formar em uma cerimônia on-line. Aliás, tem sido recorrente a colação de grau virtual em todos os cantos do país e do mundo.

Como o cenário de pandemia ainda provoca incertezas, o objetivo da cerimônia remota foi ajudar os profissionais a fazerem o registro no conselho de classe para que pudessem seguir com a profissão.

A experiência ainda causa estranheza, mas é necessária. Para o ex-aluno do curso de Jornalismo, Lucas Rocha, mesmo que virtualmente, a colação de grau foi um momento único. “Mostra como a internet pode servir para aproximar também as pessoas”, avaliou.

Segundo o reitor do Centro Universitário, Douglas Machado, o evento foi emocionante e bonito. “Vimos a emoção no rosto dos alunos e nos discursos dos professores. Uma cerimônia que ficou para a história”, disse.

Recentemente, os alunos da Escola Politécnica de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tiveram a cerimônia da colação de grau transmitida de forma on-line. Foi a primeira vez em 227 anos que a instituição realizou o evento acadêmico on-line por conta da pandemia do novo coronavírus.

Robôs recebem diplomas no lugar de alunos nas Filipinas

Em maio, o Portal Notícias Concursos mostrou uma escola nas Filipinas que recorreu à tecnologia para realizar a festa de formatura dos estudantes do ensino médio e evitar aglomeração. A “ciberformatura” contou com a foto do rosto de cada aluno na tela de um tablet colocada na cabeça do robô.

A formatura celebrou a conclusão do curso para 179 jovens do Colégio Senador Renato “Compañero” Cayetano Memorial de Ciência e Tecnologia, em Taguig, na capital das Filipinas, Manila.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.