Vantagens de começar a empreender com franquias

Saiba todas as informações para ser um franqueado

O ramo de franquias se desenvolve com bastante força nos últimos anos. Portanto, se apresenta, atualmente, como um importante alvo de investimento por parte dos empreendedores do mercado financeiro.

A propósito, esse fato ocorre devido aos resultados de muitas pesquisas realizadas por estudiosos. Com isso, mostram as vantagens de começar a empreender com franquias. Além disso, demonstra como essa decisão é interessante para que a sua carteira se torne mais lucrativa e equilibrada.

Em geral, essa modalidade de negócio apresenta bons índices de rentabilidade e possui boas perspectivas de resultados. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas no ano passado, em 2021, o ramo obteve um crescimento de 10,7%. Assim, adquirindo um faturamento total de mais de 185 bilhões.

Selecionamos, então, alguns benefícios de iniciar esse tipo de empreendimento. Confira!

Por que empreender com franquias? Estrutura completa e padronizada

A franchising, via de regra, possuem estratégias e configurações de gestão já bem consolidadas e pouco flexíveis. Consequentemente, é um ponto positivo para o investidor, pois facilita a dinâmica de administração das unidades. Dentre as vantagens de começar a empreender com franquias, essa se mostra como uma das mais importantes. Pois, traz o suporte e o treinamento disponibilizados para o franqueado. Aliás, que inclui a sua equipe profissional.

A ideia, com essas regalias, é preservar o prestígio e o nome da marca associada, visto que, em geral, estas já possuem uma boa repercussão no mercado e uma grande fidelização de clientes. Assim, mesmo que você não tenha tanta propriedade das habilidades administrativas necessárias, as franqueadoras te darão orientações de como gerir o negócio da maneira mais adequada de alcançar os seus objetivos.

Vantagens de começar a empreender com franquias. Foto: Canva Pro

Pontos de venda privilegiados

Normalmente, como as marcas têm um histórico de atuação, as estratégias para escolher um bom ponto de venda são esclarecidas entre agentes franqueadores. Assim, ao começar a empreender com franquias, uma das grandes vantagens é ter a garantia de construção da unidade em uma localidade privilegiada. Isto é, com uma alta circulação de pessoas.

Com isso, temos que a maior parte dos estabelecimentos estão situadas em pontos estratégicos já com uma clientela fiel. Então, em relação a esse contexto, temos que a identificação da marca em uma determinada região estimula o consumidor a entrar na loja. Aliás, até mesmo em momentos em que não se planeja comprar o produto.

Assessoramento de marketing

Como as outras estratégias realizadas pelas franqueadoras, o marketing é feito de modo padronizado e com metodologias previamente comprovadas pelas empresas. Dessa maneira, ao adquirir a unidade, os mecanismos de divulgação já tem ótima elaboração. Além disso, são métodos específicos para o público-alvo do seu negócio.

Então, esse fato se apresenta como um benefício, principalmente com o avanço da internet. Pois, implica na necessidade de uma maior complexidade para que as divulgações tenham um bom direcionamento.

Com isso, nem sempre exigirá habilidades de marketing muito avançadas no perfil do franqueado pré-definido pelas empresas. Assim, o seu leque de opções aumenta e você pode escolher a franquia mais adequada para a sua realidade sem se preocupar tanto com esse detalhe. Ainda, você poderá canalizar as suas energias para outras tarefas e explorar as suas competências que já são bem desenvolvidas.

Baixo risco de prejuízos ao empreender com franquias

O Sistema de Franchising é um modelo de negócio que os especialistas aprovam. Para isso, apresentam excelentes índices de segurança para aplicação de capital e notável garantia de retorno. Aliás, o motivo dessa estabilidade é que o ramo repete padrões estratégicos de alto grau de eficiência em localidades de bom potencial de mercado.

Assim, a probabilidade de sucesso se torna elevada e os prejuízos ficam distantes. Geralmente, as franquias costumam ter um percentual de lucro de 12% a 15%, mas pode se estender a 20%, dependendo do setor escolhido. A partir disso, temos um histórico muito pequeno de exemplos de negócio que foram à falência, o que pode ocorrer caso o empresário decida franquear sua marca em um momento inadequado, quando as estratégias de gestão ainda não estão bem consolidadas.

Dessa forma, sempre haverá vantagens de começar a empreender com franquias, pois é um sistema que preza a comodidade do investidor no que diz respeito à sua atuação. Portanto, com o histórico de boa repercussão no mercado, dificilmente uma empresa franqueada vai gerar prejuízos significativos ao ponto de falir um potencial empreendedor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.