Site fica fora do ar após anunciar consulta de dívidas dos bancos

Você quer descobrir quais são os valores a receber de bancos, conforme consulta disponível do Banco Central? Saiba que isso não pode ser tão fácil. O site do Banco Central caiu nesta terça-feira (25), um dia após anunciar que liberaria a consulta de valores devidos por bancos a pessoas e empresas. As quantias se referem a contas já encerradas e que tinham valores, como depósitos, que não foram retirados, além de outras situações (veja abaixo). 

Leia também – BOMBA: vazamento de dados do Pix é confirmado

Para explicar o site sem sistema o BC, afirmou que “recebeu demanda acima da esperada” o que gerou “instabilidade” no site. “O Sistema Valores a Receber (SVR) recebeu demanda acima da esperada e estamos ajustando a capacidade de atendimento”, completou o banco em justificativa enviada ao G1.

Em outro comunicado, o BC também anunciou o vazamento de chaves Pix e o ranking de reclamações atualizado. 

Como consultar?

Para consultar se você tem algum valores a receber, de acordo com Banco Central,  é preciso entrar no  “sistema Registrato”. Podendo consultar as quantias por meio de “Valores a Receber” no site do BC.

Para conferir os valores a receber,  conforme consulta no Banco Central, é necessário fazer login no governo federal. Se não tem cadastrado é possível realizá-lo gratuitamente em poucos minutos.

Ao todo o BC anunciou que há 3,9 bilhões “devidos” a 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

A que se refere esses valores?

Os valores a serem pagos pelos bancos se referem a situações de cobranças indevidas ou valores esquecidos, confira:

  • contas-correntes ou poupança fechadas com dinheiro;
  • Tarifas, parcelas ou valores de operações de crédito cobradas a mais, a devolução deve ser feita se a situação está no Termo de Compromisso realizado com o banco a qual era cliente e o BC;
  • cotas de capital e rateio que sobraram de clientes que participavam de cooperativa de crédito;
  • recursos não retirados de consórcios que já chegaram ao fim.

Valores a receber Banco Central

A funcionalidade do Banco Central foi anunciada com intuito de dar publicidade nos valores a receber que as pessoas tenham e nem sabem. “Além disso, a perspectiva de recebimento de valores baixos pode não motivar as pessoas a procurarem as instituições financeiras com as quais mantém ou mantiveram relacionamento atrás de informações”, disse o BC na época que anunciou a função.

Quem não receber o dinheiro, que pode ser solicitado via Pix ou transferência, deve realizar uma reclamação diretamente no banco a qual os valores ficaram em aberto. “Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores”, completou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.