O Congresso Nacional aprovou ainda na última sexta-feira (17) a liberação de R$ 300 milhões referentes ao repasse do vale-gás nacional. A ideia, de acordo com o Governo Federal, é começar os pagamentos deste novo benefício ainda neste mês de dezembro. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento.
Mas, mesmo diante da proximidade desses repasses, muitos pontos ainda não estão claros sobre o programa. Uma das questões que mais tem levantando dúvidas neste momento é sobre a forma de liberação do benefício. Afinal de contas, o Governo irá fazer isso de forma automática ou será preciso realizar algum tipo de solicitação?
De acordo com o Ministério da Cidadania, pasta responsável pela efetuação do benefício, não será preciso fazer nenhum tipo de inscrição, pedido ou solicitação para receber o vale-gás nacional. Isso quer dizer, portanto, que o Governo Federal vai usar os dados do Cadúnico para decidir quem vai e quem não vai receber o dinheiro.
Quem for contemplado, receberá essa quantia de forma automática. Então, no dia que eles estabelecerem para os pagamentos, o cidadão verá que esse montante debitado em na conta. O que se espera é que eles irão usar os mesmos locais em foram depositados os valores do Auxílio Brasil.
Aliás, é justamente por isso que eles irão usar o sistema já existente neste novo Bolsa Família. A ideia é facilitar a vida do beneficiário para que ele não tenha que se preocupar em procurar esse dinheiro em outras fontes.
Calendário também é o mesmo
Outro ponto que não deve ser diferente é mesmo a questão do calendário oficial de pagamentos. O Governo Federal ainda não divulgou as datas do novo benefício, mas a ordem deverá ser a mesma que se vê no Auxílio Brasil.
Então, quem estiver no vale-gás, muito provavelmente vai receber a quantia junto com o dinheiro do Auxílio Brasil. Inclusive na mesma data. Desta forma, o Governo acredita que vai poder diminuir a demanda nas agências e, consequentemente, evitar aglomerações.
Maioria não vai receber
Entretanto, é preciso ter muita calma quando o assunto é o vale-gás. Acontece que, pelo que se sabe até aqui, a grande maioria dos usuários do Auxílio Brasil não vai conseguir receber o novo projeto do Governo Federal.
De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de brasileiros são usuários do Auxílio Brasil neste momento. O vale-gás deverá fazer pagamentos para algo em torno de 5,5 milhões de indivíduos.
Vale-gás nacional
De acordo com o texto do projeto, o vale-gás nacional vai fazer pagamentos bimestrais. Então se o primeiro repasse acontecer agora em dezembro, então o segundo vai estar marcado para o próximo mês de fevereiro.
Os valores do programa não serão fixos. A ideia é que o Governo Federal pague pelo menos a metade do preço médio do botijão. Para este mês de dezembro, por exemplo, a ideia é repassar R$ 48 para a população.