Vale-gás nacional ainda não tem calendário oficial de pagamentos

Embora afirme que os pagamentos do vale-gás nacional devem começar em dezembro, ainda não foi divulgado nenhum calendário oficial

O Governo Federal sancionou no início da última semana, o programa Gás dos Brasileiros. Para quem não sabe, esse projeto nada mais é do que uma espécie de Vale-gás nacional que pretende ajudar as pessoas a pagarem o botijão de gás de 13kg. Pelo menos é isso o que se sabe até este momento.

Existia uma expectativa de que o Governo Federal só fosse começar os repasses deste programa no próximo mês de janeiro. Legislativamente falando, eles poderiam fazer isso. Isso porque a lei permite que o Palácio do Planalto comece os pagamentos apenas 60 dias depois da sanção. Então o poder executivo poderia demorar um pouco mais para fazer as liberações.

Mas de acordo com o Ministério da Cidadania, os usuários não terão muito mais o que esperar. Segundo os membros da própria pasta, a ideia é começar os repasses do programa já no próximo mês de dezembro. Mas mesmo às vésperas dos pagamentos ainda falta saber algumas informações cruciais.

Quem vai receber

O Ministério da Cidadania ainda não confirmou quem serão as pessoas que irão receber o benefício em questão. O projeto fala em ponto de corte, mas o Planalto ainda não informou de fato quem são os brasileiros que poderão pegar o dinheiro. Serão apenas os usuários do Bolsa Família? Só os informais? Ninguém sabe ainda.

Cadê o calendário

Outro ponto que ainda não está claro é a questão do calendário oficial do programa. Embora eles tenham dito que pagariam a primeira parcela em dezembro, não se sabe qual vai ser a data para isso. Além disso, também não dá para saber se eles irão separar as pessoas por grupos de repasses, como acontecia com o Auxílio Brasil.

Qual vai ser o valor?

O Vale-gás não vai ter um pagamento fixo. Ele vai variar de acordo com o preço médio do botijão de gás de 13kg no momento da liberação. O Governo vai pagar, no mínimo, a metade desse valor para os seus beneficiários.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o patamar do benefício em dezembro deverá ser de pouco mais de R$ 50. Mas isso deve aumentar a partir de 2022. Isso porque a tendência é que o preço do botijão suba ainda mais.

Qual o público alvo?

De acordo com o projeto do vale-gás, quem quer receber esse programa vai precisar ter uma conta ativa no Cadúnico. Para quem não sabe, essa é a lista do Governo Federal que reúne o nome das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, o cidadão precisa estar recebendo uma renda familiar mensal per capita de no máximo meio salário mínimo. Pela lógica atual, seria algo em torno de R$ 550. Se passar disso, perde o direito de ter uma vaga.

Quem não está no Auxílio Brasil, vai poder receber?

Pelo que o projeto do vale-gás diz, a resposta é sim. As pessoas que não estão no Auxílio Brasil poderão receber o programa em questão. Mas isso ainda é uma questão que precisa de uma análise mais profunda.

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, o Governo Federal deverá lançar um decreto em breve explicando quais pessoas poderão ter prioridade dentro do programa em questão. Só não se sabe quando isso vai acontecer de fato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.