UTFPR abre inscrições para Vestibular 2024

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abriu nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, o período de inscrição para o Vestibular 2024. O processo seletivo visa o preenchimento de vagas em mais de 100 cursos de graduação. 

De acordo com o cronograma, a universidade receberá as inscrições até as 23h59 do dia 9 de outubro (horário de Brasília). Confira a seguir como participar da seleção e as regras e procedimentos.

Vestibular 2024: Inscrições abertas

Conforme as orientações do edital, os interessados deverão se inscrever on-line. Nesse sentido, é necessário acessar o site da instituição organizadora no referido período e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. 

Além de informar os dados pessoais, os candidatos deverão indicar até duas opções de curso de graduação e informar se deseja participar em ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas. 

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição até o dia 10 de outubro. De acordo com o edital, o valor da taxa é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A UTFPR aceitará pagamentos via boleto bancário e via PIX.

A universidade está ofertando mais de três mil vagas através do Vestibular 2024/1. Imagem: Divulgação/ UTFPR
A universidade está ofertando mais de três mil vagas através do Vestibular 2024/1. Imagem: Divulgação/ UTFPR

Pedidos de isenção

A UTFPR abriu também nesta sexta-feira (1) o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. Os estudantes que são membros de famílias de baixa renda poderão solicitar o benefício até o dia 22 de setembro. 

Para solicitar o benefício, os candidatos devem enviar a folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo.

Provas do Vestibular 2024 

De acordo com o cronograma, a UTFPR aplicará as provas do Vestibular 2024 no dia 19 de novembro de 2023, de forma presencial. Os locais de prova serão nas 13 cidades nas quais a UTFPR possui campus. 

Conforme indicado no edital, os candidatos responderão a provas compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. 

Desse modo, a universidade aplicará duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais, e outra de redação em língua portuguesa. 

O edital indica ainda que a prova de conhecimentos gerais abarcará assuntos de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês), Filosofia e Sociologia .

Segundo as orientações da UTFPR, os estudantes deverão chegar aos locais de prova com antecedência no dia da aplicação. Para ter acesso ao local de prova será necessário apresentar documento oficial de identificação com foto.

Oferta de vagas

Ao todo, a UTFPR está ofertando 3.188 (três mil cento e oitenta e oito) vagas para 114 opções de cursos de graduação. Os aprovados ingressarão nos cursos no primeiro semestre letivo de 2024.

As oportunidades visam o ingresso nos 13 campi da UTFPR: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

A UTFPR reserva parte das vagas de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, pelo menos metade das vagas ofertadas estão destinadas a quem fez todo o ensino médio em escola pública, incluindo específicas para: renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo; pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência (PcD). 

Resultados e matrículas

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Vestibular 2024 está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024. Nessa data a universidade publicará a lista de classificados na 1ª chamada.

Os convocados em 1ª chamada deverão realizar as matrículas entre os dias 17 e 20 de janeiro, de maneira virtual.

Para mais informações, acesse o edital do Vestibular 2024.

Leia também Inep recebe pedidos de reaplicação das provas do ENCCEJA 2023 até essa sexta-feira (1); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.