USP divulga resultado de votação para escolher novo reitor

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou na tarde desta quinta-feira, dia 25 de novembro, o resultado da votação realizada para escolher o novo reitor da instituição. O resultado foi encaminhado para o governador do estado, João Doria (PSDB), para a definição dos dirigentes para os próximos 4 anos.

Conforme a USP, a chapa mais votada foi a USP Viva. Formada pelos professores Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda, a chapa recebeu 1.156. A chapa Somos todos USP, formada pelos professores Antonio Carlos Hernandes e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, ficou em segundo lugar, com 795 votos.

A votação, que aconteceu das 9h às 18h, recebeu ainda 1.915 votos nulos, e 79 pessoas votaram em branco. A eleição foi feita pela Assembleia Universitária, composta por mais de 2 mil pessoas que são representantes de diversos conselhos e congregações da USP.

As eleições são indiretas, tendo apenas caráter indicativo. Desse modo, os nomes apresentados ao governador são apenas uma indicação do desejo da comunidade acadêmica. Tradicionalmente, os governadores escolhem o candidato mais votado na lista tríplice, mas podem escolher o segundo mais votado. Nesse sentido, Doria pode escolher respeitar ou não o resultado da votação interna.

Nas duas últimas eleições de reitores da USP, os governadores respeitaram a consulta acadêmica, escolhendo o primeiro mais votado.

De acordo com o Jornal da USP, os novos reitor e vice-reitora da USP tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2022 e terão mandato de quatro anos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Revalida 2021: Inep recebe as inscrições para a 2ª etapa do exame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.