Confira 6 usos incríveis do vinagre; conheça os tipos diferentes

Confira as nossas dicas de como usar o vinagre no seu dia a dia

O vinagre é bastante conhecido por ser um produto muito versátil e sempre ajudar a realizar limpezas mais difíceis. Sabendo disso, você pode usar essa informação ao seu favor para explorar todas as potencialidades do vinagre. Aliás, você pode economizar com produtos de limpeza, além, claro, de aumentar a eficiência da faxina. Assim, preparamos 6 usos incríveis do vinagre para que você possa aproveitá-lo por completo no seu dia a dia, principalmente, no que se refere a limpezas. Confira nossas dicas incríveis!

Confira 6 usos incríveis do vinagre

Hoje vamos te apresentar algumas formas diferentes de usar esse produto que não falta em casa. Confira e veja como utilizar de forma certa.

Desengordurante como um dos usos incríveis do vinagre

O vinagre é uma das opções mais ideais para retirar a gordura acumulada nos eletrodomésticos. Por isso, servir como desengordurante é um dos usos incríveis do vinagre. Ele é muito eficiente na limpeza, por exemplo, do fogão, micro-ondas, além de utensílios da cozinha, como panelas e colheres de pau. Claro que essas opções se expandem para quaisquer objetos que estejam engordurados

Para realizar o processo, é muito simples!

Você pode colocar o vinagre diretamente sobre o local e deixar agir por alguns minutos. Depois, retire o excesso de vinagre. Então, juntamente com a sujeira gordurosa, lavando com água. Assim, você pode apenas continuar o processo como uma lavagem normal. Dessa forma, utilize sabão neutro e esfregue normalmente para limpar adequadamente. 

Usos incríveis do vinagre na limpeza de vidros

Nesse caso de usos incríveis do vinagre, você pode utilizar água morna para aumentar a eficiência da limpeza. Então, crie uma solução com vinagre e água, utilizando a mesma medida para ambas substâncias. Em seguida, é só colocar num borrifador ou utilizar um pano de microfibra para umedecer na mistura. 

O vinagre é composto, principalmente, por ácido acético, que é a substância capaz de trazer benefícios para a limpeza do vidro. Dessa forma, esse composto tem a capacidade de dar mais brilho e tirar toda a opacidade do vidro. Assim, o vidro se torna mais transparente, deixando suas janelas, por exemplo, com aspecto de novas. 

Mesmo com o uso do borrifador, use um pano macio para esfregar a solução sobre toda a superfície. Para isso, faça movimentos circulares e evite passar o pano de modo excessivo e repetitivo. 

Além disso, o vinagre serve para desinfecção, retirando qualquer microrganismo contidos na sujeira que podem fazer mal à saúde, como, por exemplo, alérgenos de pele ou respiratórios. Mais um dos incríveis usos do vinagre, não é mesmo?

Remoção de mau cheiro

Alguns ambientes, por vários motivos, podem criar um odor desagradável de modo mais permanente. Para isso, o vinagre também pode ser útil para suavizar esses maus cheiros e tornar qualquer lugar mais habitável. Bons exemplos são o fedor de mofo e o cheiro de cigarros para quem não curte muito. 

Uma opção adequada é usar o vinagre branco de álcool puro ou diluído. No entanto, a diluição só é necessária se o odor do vinagre for muito forte, mas, num geral, pode usar o produto puro. 

Essa é aquela utilidade para o clássico problema do mau cheiro de peixe que permanece na cozinha após preparar refeições desse gênero. 

Limpeza de roupas

O vinagre é tão versátil que até nas suas roupas você pode aplicar sem medo. Sim, mais um dos usos incríveis do vinagre! Dessa forma, você pode substituir o amaciante por vinagre. Pode se tranquilizar, pois a maciez das suas roupas vai permanecer. 

Você coloca o vinagre na máquina de lavar e segue a lavagem normalmente. O mesmo vale para o caso de lavar as roupas à mão. Assim, apenas aplique, sem excessos, na água em que a roupa está de molho. 

Ainda, é uma opção muito útil para retirar manchas de peças de couro, como jaquetas e botas. 

Limpeza de guarda-roupas

Limpeza de guarda-roupas - Reprodução Canva
Limpeza de guarda-roupas – Reprodução Canva

A tradução disso é que você pode aplicar o vinagre para limpar suas peças de madeira. 

Primeiramente, retire todas as peças de roupa e tire o excesso de sujeira com um pano seco e limpo. Em seguida, você pode aplicar o vinagre diretamente sobre um pano de microfibra e esfregar sobre toda a superfície do guarda-roupa. 

Essa opção é muito mais adequada que o detergente, por conta da ação antimicrobiana do vinagre. Ou seja, além da limpeza, o vinagre evita o crescimento de fungos na madeira. 

Retirar o cheiro de animais de estofados com vinagre

Claro que o seu pet está sempre cheirosinho e bem cuidado. Isso, inclusive, é muito importante para a manutenção geral de limpeza da sua casa. 

Todos nós sabemos, no entanto, que os animais de estimação deixam um cheiro mais característico nos estofados. Dessa forma, quando esse odor se torna mais forte e intenso, pode se tornar desagradável para algumas pessoas. 

Por isso, você pode utilizar uma solução de vinagre, água, além de álcool, amaciante e bicarbonato para aplicar. Então, passe um pano umedecido com essa solução sobre o seu sofá. É um método bastante simples que pode fazer muita diferença no seu dia a dia.

Esperamos que nossas dicas de usos incríveis do vinagre te ajudem a partir de agora!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.