URGENTE: SHEIN recebe GRAVE ACUSAÇÃO HOJE (19/07) e choca brasileiros

A Temu acusa a Shein de ameaçar, intimidar e coagir fabricantes de roupas para impedir que eles trabalhem com a concorrente, que recentemente entrou no mercado americano.

A empresa de moda chinesa, Shein, está enfrentando um processo nos Estados Unidos movido pela sua concorrente, Temu, alegando violação da lei antitruste americana. A Temu acusa a Shein de ameaçar, intimidar e coagir fabricantes de roupas para impedir que eles trabalhem com a concorrente, que recentemente entrou no mercado americano.

A disputa

A disputa entre as duas empresas foi reportada pela Bloomberg, que teve acesso ao processo movido pela Temu. Segundo a Temu, desde que a Shein entrou no mercado americano em 2017, ela dominou mais de 75% do comércio de ‘ultra fast-fashion’. No entanto, quando a Temu decidiu tentar conquistar uma fatia desse mercado em 2022, a Shein retaliou forçando fabricantes locais a assinarem contratos de fornecimento que excluíam a Temu.

Alegações contra a Shein

No processo, a Temu acusa a concorrente de iniciar uma campanha de ameaças, intimidações, falsas afirmações de infração e tentativas de impor multas punitivas sem fundamento. Além disso, a Shein teria forçado acordos de exclusividade com fabricantes de roupas, sufocando a concorrência. A Temu identificou pelo menos quatro estratégias utilizadas pela Shein para alcançar esse objetivo.

Estratégias utilizadas pela Shein

  1. Multas e punições: A Shein aplicou multas e punições aos fornecedores que trabalhavam com a Temu, com o intuito de desencorajá-los a continuar fazendo negócios com a concorrente.
  2. Juramentos de lealdade: A Shein exigiu que os fabricantes assinassem “juramentos de lealdade”, comprometendo-se a não fazer negócios com a Temu.
  3. Acordos de exclusividade: Em maio, a Shein exigiu que todos os 8.338 fabricantes que fornecem ou vendem produtos em sua plataforma fechassem acordos de exclusividade, impedindo-os de vender para a Temu.
  4. Coação dos fabricantes: A Shein aproveitou-se da dependência dos fabricantes em relação ao seu volume de negócios e acesso ao mercado americano para coagi-los a não fazer negócios com a Temu.

A resposta da Temu

O processo movido pela Temu parece ser uma resposta a um ataque anterior feito pela rival, também na Justiça americana. De acordo com a Bloomberg, a Shein processou a Temu alguns meses atrás, acusando-a de violação de marca e direitos autorais, além de práticas de negócios falsas e enganosas.

Competição entre as empresas

A disputa entre Shein e Temu revela o modus operandi dessas duas gigantes da moda e como a competição entre elas está se intensificando cada vez mais. A Temu acusa a rival de violar a lei antitruste americana por meio de ameaças, intimidações e práticas de exclusividade que visam sufocar a concorrência. Agora, cabe à Justiça americana avaliar as alegações e decidir sobre o desfecho desse processo. Acompanharemos de perto o desenrolar dessa disputa e suas possíveis repercussões no mercado de moda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.