URGENTE! ANVISA emite ALERTA sobre FAMOSO MEDICAMENTO CONTAMINADO. Será Recolhido!

ALERTA GERAL da Anvisa sobre MEDICAMENTO RENOMADO com risco de CONTAMINAÇÃO

A Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, emitiu um alerta geral sobre possíveis contaminações em lotes do medicamento Sabril®? 500 mg, produzido pelo laboratório Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. Lotes estão sendo recolhidos!

O Descobrimento da Contaminação

O laboratório Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. detectou a presença de um possível contaminante nos lotes do medicamento Sabril®? 500 mg. De acordo com as informações fornecidas pela empresa, a contaminação não está em níveis que possam comprometer a qualidade do produto ou a segurança dos pacientes. Entretanto, por precaução, a empresa optou por realizar o recolhimento voluntário dos lotes afetados.

Uso do Medicamento Sabril®? 500 mg

Este medicamento é usado como coadjuvante no tratamento de pacientes com epilepsias parciais resistentes e também em monoterapia no tratamento da Síndrome de West.

Orientações da Anvisa

A interrupção abrupta do uso deste medicamento pode causar vários efeitos adversos. A Anvisa, portanto, orienta os usuários dos respectivos lotes do medicamento Sabril 500mg a não interromperem o uso por conta própria e a procurarem orientação médica.

Recolhimento Voluntário

A medida de recolhimento voluntário, publicada pela Resolução-RE n° 2.660, de 20 de julho de 2023, ocorreu somente para os quatro lotes informados abaixo, e não afeta os demais lotes do produto.

ProdutoLoteData do vencimento
SABRIL®? 500MG 60 CPRCRA0274730/04/2024
SABRIL®? 500MG 60 CPRCRA06696R31/08/2024
SABRIL®? 500MG 60 CPRDRA00489V31/01/2025
SABRIL®? 500MG 60 CPRDRA0049031/01/2025

Investigação da Anvisa

A Anvisa iniciou um processo de investigação para apurar os fatos e avaliar as medidas tomadas pelo laboratório para mitigar o risco de desabastecimento do medicamento.

Canais de Atendimento ao Consumidor

Os consumidores devem procurar os canais de atendimento do laboratório para tirar dúvidas:

  • Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) – 0800 703 0014 (de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00)
  • E-mail (sac.brasil@sanofi.com) para eventuais dúvidas a respeito do recolhimento do produto e demais orientações.

A Importância da Anvisa

A Anvisa desempenha um papel crucial na regulamentação e controle de produtos e serviços que envolvem riscos à saúde pública, incluindo medicamentos. Através da emissão de alertas como este, a agência busca proteger e promover a saúde da população, garantindo a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população.

A Responsabilidade do Laboratório

O laboratório Sanofi Medley Farmacêutica Ltda., por sua vez, tem a responsabilidade de garantir a qualidade e segurança de seus produtos. A decisão de realizar o recolhimento voluntário dos lotes afetados demonstra um compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes.

Este evento realça a importância do monitoramento contínuo da qualidade dos medicamentos e a necessidade de uma comunicação clara e transparente entre as empresas farmacêuticas, a Anvisa e o público. Lembramos que, em caso de dúvidas ou preocupações, é sempre importante buscar orientação médica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.