UPE encerra inscrições para o SSA 2024

A Universidade de Pernambuco (UPE) encerra amanhã, dia 12 de julho, o período de inscrição  do Sistema Seriado de Avaliação (SSA2024. Desse modo, os interessados em participar de uma das três etapas do SSA 2024 terão até as 23h59 desta quarta-feira para realizar a inscrição.

O SSA é o vestibular seriado da UPE, de modo que os estudantes são avaliados no decorrer do Ensino Médio. Ao final de cada ano letivo do Ensino Médio os candidatos fazem uma prova, totalizando três etapas.

Apenas no SSA 3, ao final do 3º ano, os candidatos concorrem às vagas ofertadas pela universidade. Para a classificação dos candidatos, a UPE soma as médias obtidas em cada uma das três etapas do SSA.

SSA 2024: Inscrições

De acordo com o edital, as inscrições para o SSA 2024 estão sendo recebidas de forma virtual, exclusivamente através do site da universidade. Nesse sentido, para se inscrever, o candidato deve:

  • 1. Acessar o site da UPE;
  • 2. Clicar na etapa desejada (SSA 1, SSA 2 ou SSA 3);
  • 3. Preencher formulário eletrônico de inscrição.

De acordo com o edital, os candidatos que se inscreverem no SSA 3 devem indicar no momento do cadastro a opção de curso de graduação desejada, além de todas informações pessoais.

Após realizar a inscrição, os candidatos não isentos  devem gerar e imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 110,00 (cento e dez reais), até o dia 13 de julho, próxima quinta-feira.

A UPE já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição do SSA 2024 e o resultado já está disponível para consulta no site da universidade. Conforme indicado no edital, tiveram direito ao benefício os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Provas do SSA 2024

De acordo com o cronograma do SSA 2024, as provas do SSA 1 e do SSA 2 estão marcadas para os dias 3 e 10 de dezembro, e serão no período da manhã e tarde, respectivamente. Já a aplicação das provas do SSA 3 estão marcadas para os dias 11 e 26 de novembro de 2023. Em ambos os dias a aplicação será pela manhã.

O edital indica que haverá locais de prova nas seguintes cidades: Recife (capital do Estado), Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Surubim.

O conteúdo programático das provas varia de acordo com a etapa, contemplando os assuntos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

UPE: inscrições abertas para o SSA 2024
Os candidatos poderão consultar os locais de prova do SSA 2024 a partir de outubro. Imagem: Divulgação

Obras literárias

A UPE já divulgou a lista de obras literárias cuja leitura é recomendada para os participantes da 3ª etapa do SSA 2024. De acordo com o Manual do Candidato, os candidatos devem ler e estudar as seguintes obras:

  • A História de Bernarda Soledade” de Raimundo Carrero;
  • A Hora da Estrela, de Clarice Lispector;
  • Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto;
  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos;
  • Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa;
  • A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna.

Vagas e resultados

Ao todo a UPE está ofertando 3.600 (três mil e seiscentas) vagas para o ingresso de novos alunos em 2024. As oportunidades estão distribuídas em 12 campi, sendo para 59 opções de cursos de graduação de diversas áreas.

Do total das vagas ofertadas, 1.800 são para o SSA 2024, enquanto outras 1.800 serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A universidade ainda não informou a data de divulgação do resultado final do SSA 2024 ou do boletim de desempenho.

Acesse o site da UPE para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.