UPE altera programa de provas do SSA

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou a alteração do programa de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). De acordo com a instituição, a mudança tem como objetivo adaptar o exame à proposta de reforma do novo ensino médio.

A UPE informou que irá realizar a mudança gradualmente, assim como prevê o cronograma do Ministério da Educação (MEC) para a implementação do novo ensino médio. Desse modo, a universidade iniciará a implementação do programa neste ano e concluirá no ano de 2024.

Com isso, os inscritos na primeira etapa da avaliação seriada neste ano serão os primeiros a fazer provas de acordo com o novo formato. Em 2023, a UPE realizará a manutenção da 1ª fase e implementação para todos os estudantes da 2ª fase. A implementação para a 3ª fase será feita em 2024, juntamente com a manutenção das 1ª e 2ª fases. 

Novo formato com divisão por área

Conforme documento divulgado pela UPE, as provas da 1ª etapa (SSA I), do triênio 2022 – 2023 -2024, serão compostas por questões organizadas em quatro áreas de conhecimento. São elas:

  •  Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Arte;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas e sociais aplicadas: História, Geografia e Filosofia.

O SSA é um programa de avaliação feito em três anos, durante o ensino médio do estudante. Desse modo, os SSA 1, 2 e 3 avaliam os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, respectivamente.

No último ano, a universidade calcula a média obtida pelo estudante em todas as etapas e, por meio dessa nota, o candidato concorre a vagas nos cursos de graduação da instituição.

Acesse aqui o documento que detalha a nova formatação do SSA.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Vestibular 2022 da USP: Fuvest abre período de manifestação de interesse por vaga; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.