UNIR abre inscrições do Processo Seletivo Discente 2023

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) abriu o período de inscrição do Processo Seletivo Discente 2023. De acordo com o edital, a oferta total da instituição é de 2.650 vagas para ingresso de novo alunos em 60 cursos de graduação ministrados em diverso campi da Unir. 

Conforme o cronograma, o período de inscrição segue aberto até o dia 9 de abril. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do site da Unir. Não será cobrada taxa de inscrição. Os estudantes deverão enviar todos os documentos solicitados.

Processo seletivo

A classificação dos candidatos será feita por meio do aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, somente os estudantes que tenham feito uma das edições do exame aceitas pela Unir e que tenham concluído o Ensino Médio poderão participar do processo seletivo.

Conforme o edital, a Unir aceitará as notas das três últimas edições do Enem, a saber: 2022 ou 2021 ou 2020. O documento indica ainda que no momento da inscrição o candidato deverá indicar qual edição do exame deseja usar para fins de classificação. É de exclusiva responsabilidade do estudante indicar a edição.

Após a primeira etapa, uma nova relação de cursos e quantidade de vagas serão divulgadas, então para seleção por meio das notas do Ensino Médio, em que candidatos que não realizaram o Enem, ou não tenham sido aprovados na primeira etapa, poderão se inscrever.     

Vagas e resultados

As vagas ofertadas pela Unir estão distribuídas entre 60 cursos de graduação presenciais ministrados nos campi localizados nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena.

Essa edição do Processo Seletivo conta com a oferta do curso de Direito como novidade. A Unir lançou a oferta do curso em Vilhena neste semestre e formará a primeira turma através do PSD 2023.

A universidade reserva parte das vagas para estudantes de escolas públicas, para pretos, pardos, indígenas e também para pessoas com deficiência. Aqueles que optarem pela seleção através das cotas deverão comprovar a condição, conforme indicado no edital. 

De acordo com o edital, a divulgação do resultado final está prevista para o dia 18 de abril. Já a convocação dos aprovados em 1ª chamada para matrícula está marcada para o dia 20 seguinte.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC divulga a partir desta terça-feira (21) as chamadas da lista de espera da 1ª edição do Fies 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.