Unifesp abre período de inscrição para o Vestibular Misto 2024

O período de inscrição para o Vestibular Misto 2024 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está aberto. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até as 14h do dia 1º de dezembro (horário de Brasília). As vagas ofertadas são para o curso de Medicina.

O Sistema Misto da Unifesp é o processo seletivo que classifica os candidatos a partir da soma das notas obtidas na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as notas obtidas nas provas complementares aplicadas pela Unifesp.

Portanto, a participação nesta edição do Sistema Misto é exclusiva para os estudantes que estão inscritos no Enem 2023. Além disso, para participar, é pré-requisito ter o ensino médio completo ou concluir o ensino médio até a data da matrícula na Unifesp.

Confira a seguir como se inscrever para concorrer às vagas ofertadas e como será o processo de classificação dos candidatos!

Vestibular Misto 2024: Inscrições

Como acontece tradicionalmente, a Unifesp está recebendo as inscrições para o Vestibular Misto 2024 exclusivamente via Internet. Para se inscrever, os estudantes deverão acessar o site da Unifesp e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição dentro do prazo estabelecido. 

No ato de inscrição, além de informar todos os dados pessoais e escolares, o candidato deverá informar através de qual a modalidade de ingresso (Sistema Universal ou Reserva de Vagas) deseja participar da seleção. De acordo com o edital, o candidato não poderá alterar, após o término do período de inscrição, a modalidade informada.

Para efetivar a inscrição, após preencher e enviar as informações através do requerimento eletrônico de inscrição, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição. Conforme indicado  no edital, a taxa de inscrição é no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). 

Provas Complementares

Como mencionado, o Vestibular Misto combina as notas do Enem com as notas obtidas pelos candidatos nas provas complementares realizadas pela própria instituição. Nesse sentido, os candidatos deverão fazer as provas do Enem 2023, marcadas para os dias 5 de 12 de novembro, e as provas da Unifesp. 

De acordo com o cronograma, a Unifesp aplicará as Provas Complementares nos dias 7 e 8 de janeiro de 2024. Em ambo os dias, a aplicação acontecerá no período da tarde, das 14h às 18h (horário oficial de Brasília). A aplicação terá a seguinte distribuição:

  • 1º dia: 07 de janeiro: Prova objetiva de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e prova discursiva de Redação;
  • 2º dia: 08 de janeiro: Prova objetiva de conhecimentos específicos.

Conforme indicado no edital, as questões serão sobre as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Biologia, Química e Física. 

A aplicação acontecerá nos municípios para os quais há a oferta de vagas. Desse modo, haverá locais de prova em Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Osasco, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. 

Oferta de vagas e resultado

Ainda de acordo com o edital, a Unifesp está ofertando 121 (cento e vinte e uma) vagas para o ingresso de novos alunos no primeiro semestre letivo de 2024.

As vagas são exclusivas para o curso de graduação Bacharelado em Medicina. O curso é ministrado de forma presencial e em período integral no campus São Paulo, com duração mínima de 12 semestres (6 anos). 

Segundo o cronograma, os gabaritos preliminares das provas estão previstos para o dia 13 de janeiro de 2024. Ainda não há data para a publicação do resultado final, mas a previsão é que a lista de classificados em 1ª chamada seja liberada no mês de fevereiro de 2024.

Acesse o site da Unifesp para mais informações.

Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.