Unicamp divulga edital do Enem-Unicamp 2022

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou o edital referente ao processo seletivo Enem-Unicamp 2022. Conforme o documento, o período de inscrição será do dia 3 ao dia 30 de novembro deste ano.

Os interessados devem realizar as inscrições por meio do site da Unicamp. Para efetivar as inscrições, os candidatos devem pagar a taxa até o dia 7 de dezembro. O valor da taxa de inscrição será de 30,00 reais. Aqueles que também estiverem inscritos no Vestibular Unicamp 2022 devem pagar o valor de R$ 15,00.

No ato de inscrição, o candidato deve escolher um dos três segmento de participação indicados no edital e poderá escolher até duas opções de curso, sendo a 1ª opção a prioritária. 

  • I – Candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames oficiais, desde que não tenham cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada;
  • II – Candidatos autodeclarados pretos e pardos (PP);
  • III – Candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais, desde que não tenham cursado nenhuma parte do período
    realizado no Ensino Médio em escola privada, e sejam autodeclarados pretos, pardos ou
    indígenas (EP+PPI).

De acordo com o edital, a oferta da universidade para o Enem-Unicamp é de 639 vagas em diversos cursos de graduação. Do total, 50% das vagas são para o segmento I, enquanto os segmentos II e III contarão com 25% das oportunidades cada.

Seleção e resultados

Conforme indicado pelo nome do processo seletivo, a classificação dos candidatos será feita a partir das notas por eles obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A Unicamp estabeleceu uma tabela indicando o peso de cada prova de acordo com a área de cada curso.

Ainda segundo o edital, a convocação para matrícula será feita em até 5 chamadas por curso e por segmento de inscrição (EP, PP ou EP+PPI). A Unicamp irá disponibilizar o calendário para as chamadas e matrículas no Manual do Candidato Enem-Unicamp 2022.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFPE divulga novo curso e aumento no número de vagas para o SiSU de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.