História: Entenda o que foi a União Ibérica

A União Ibérica foi vivida por Portugal e Espanha e impactou diretamente o Brasil. Desse modo, aparece como estudos no Período Colonial, possuindo grande relevância. 

A saber, a União Ibérica poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

O que foi a União Ibérica

A União Ibérica foi um período vivido pelos reinos de Portugal e Espanha quando deixaram de ser nações distintas e viraram uma só. Por conta disso afetou diretamente a relação com o Brasil. 

Esse período durou 60 anos entre 1580 e 1640, ou seja, logo após o começo da colonização portuguesa no Brasil. Em síntese, devido a diversos problemas em relação à sucessão do trono português, os espanhóis assumiram o controle. 

Para entender melhor o que de fato aconteceu, vamos elencar as causas, acompanhe!

Causas

Durante o período da União Ibérica o mundo estava desfragmentado e diversos conflitos por territórios eram comuns. Além disso, os reis participavam dessas disputas. Como por exemplo Dom Sebastião, um rei português que sumiu após um combate com os mouros. 

A saber, Dom Sebastião morreu muito jovem, sem deixar herdeiros e por isso Dom Henrique que era tio-avô de Dom Sebastião assumiu o trono por dois anos até a sua morte. 

Por conta disso, os portugueses ficaram sem saber quem assumiria o trono. E após algumas disputas, Filipe I do Reino da Espanha assumiu o trono português. 

Por esses motivos tudo que pertencia ao trono português passou a ser dominado pela Espanha, inclusive o Brasil. Nesse período o Brasil era um grande produtor de açúcar e por isso interessava muito aos espanhóis. 

Consequências

Em resumo, vamos abordar principalmente as consequências da União Ibérica que chegaram até o território brasileiro. A principal delas foi o fim do Tratado de Tordesilhas culminando no Império Colonial Ibérico. 

Muitos conflitos foram travados como o Império Ibérico, podemos citar:

  • Conflito contra os ingleses pelo controle das navegações
  • Disputas com a França em questões relacionadas ao Colbertismo 
  • E por fim, a Holanda que disputava o controle da produção de açúcar nesse período. 

Ademais, as invasões ao território brasileiro começaram a acontecer. Ingleses, franceses e holandeses invadiram territórios brasileiros, veja os motivos:

  • Os ingleses realizaram invasões piratas no território brasileiro
  • Já os franceses não reconheciam o Tratado de Tordesilhas 
  • Os holandeses queriam o domínio sob a produção de açúcar, inclusive dominaram a Capitania de Pernambuco por um longo período. 

Por fim, surgiu o bandeirismo no sudeste brasileiro. Ele aconteceu por algumas razões, devido o fim dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, possibilitando a tomada do interior do Brasil. 

Fim da União Ibérica

O período chegou ao fim após a Restauração Portuguesa, quando os portugueses retornaram ao trono. Dessa forma, D. João IV, assume o trono de Portugal. 

Por consequência disso o Brasil volta a ser controlado somente pela Coroa Portuguesa, além disso houve a expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro. 

Não deixe de ler também – História: Características do Salazarismo em Portugal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.