Enem: Entenda o que foi política do Big Stick 

A política do Big Stick foi implantada pelo presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt (1858 – 1919) para resolver problemas diplomáticos. 

Esse foi o modo que os Estados Unidos entraram em questões sobre política externa durante o governo Roosevelt.

O tema pode aparecer em vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Política do Big Stick

O Big Stick “grande porrete” em uma tradução livre, foi o nome dado à política externa dos Estados Unidos que era liderada pelo então presidente Roosevelt entre 1901 e 1909. 

O termo teve como inspiração um provérbio africano, que em síntese dizia: “fale manso e carregue um grande porrete”. 

Desse modo, Theodore Roosevelt mantinha um tom amigável nas negociações, mas também deixava claro que se fosse necessário usaria toda força disponível para conseguir seus interesses. 

Aplicação da política Big Stick

A política do Big Stick tinha como ideia principal proteger os interesses dos EUA em toda a América Latina. Essa ideologia fez com que o governo americano expandisse sua Marinha, além de entrar em diversas questões internacionais. 

Dessa maneira, Roosevelt transformou os Estados Unidos da América em um influenciador sobre outras nações da América, principalmente a Central. 

Doutrina Monroe

Por conta disso, criaram a Doutrina Monroe e tinha como slogan “América para os Americanos” e previa o impedimento da exploração europeia oriunda da colonização. 

O presidente dos EUA compartilhava desse ideal, mas entendia com uma nova visão, de que os Estados Unidos seriam uma nova liderança mundial. 

Canal do Panamá

Um dos pontos altos da política do Big Stick foi a independência do Panamá, que teve participação crucial dos Estados Unidos. 

A saber, o Panamá já independente negociou parte do controle do Canal do Panamá com os americanos, que comandou até 1999. 

Por fim, vale ressaltar que a política do Big Stick foi o modo que os Estados Unidos através do seu presidente Theodore Roosevelt agia nas políticas externas. 

Ele deixava claro que se caso fosse necessário usaria toda a força e poder para conquistar seus interesses. Esse foi o modo que os americanos encontraram para conseguir maior envolvimentos em questões internacionais. 

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – 4 filmes sobre a Independência dos Estados Unidos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.