Unesp: formação para docentes abre inscrições para toda a comunidade

As inscrições para a formação docente já estão abertas a todos os professores, de todas as unidades universitárias da Unesp. Até a tarde de segunda-feira, cerca de 500 pessoas já estavam inscritas

Por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), dentro do programa iNOVAGrad, a Unesp lançou nesta semana a formação nas ferramentas do GSuite para atender, de forma contínua, as necessidades dos professores da Universidade em apoio ao ensino e à aprendizagem nesse contexto de distanciamento social.

A reunião virtual contou com a participação de 250 docentes, lotação máxima do GMeet, durante os 90 minutos de atividade e também houve grande participação no link adicional, via streaming, que foi disponibilizado para quem tivesse interesse em acompanhar.

As inscrições para a formação docente já estão abertas a todos os professores, de todas as unidades universitárias da Unesp. Até a tarde de segunda-feira, cerca de 500 pessoas já estavam inscritas.

O processo formativo enfoca as ferramentas do GSuite for Education, disponíveis para a comunidade da Unesp por meio do acordo firmado em 2018 com a Google, e oferece a possibilidade de atendimento por meio de chat, e-mail e encontros virtuais agendados, além de reuniões temáticas periódicas para aproximar os docentes das tecnologias digitais que apoiam o ensino remoto.

A formação iNOVAGrad está sendo executada em parceria com a empresa Nuvem Mestra, consultoria especializada nesse tipo de formação.

“Com a situação adversa imposta pela disseminação da pandemia, os esforços de inovação foram concentrados no apoio aos docentes da Unesp, na busca por soluções para o desenvolvimento das disciplinas dos nossos cursos neste momento de necessário distanciamento social. Atendemos, portanto, à demanda advinda da necessidade de enfrentamento da crise da Covid-19”, afirma a professora Gladis Massini-Cagliari, pró-reitora de graduação da Unesp. “A Prograd, a partir do iNOVAGrad, mantém vivo o imprescindível debate sobre as práticas pedagógicas e as tecnologias de apoio ao ensino superior na perspectiva da formação continuada”, diz a docente.

Os tópicos da formação são: segurança e cidadania digital: o uso responsável da tecnologia; busca, seleção e gestão do conhecimento: recursos digitais de pesquisa e armazenamento; criação de conteúdos digitais; comunicação, organização e autogestão; avaliação da aprendizagem; e ensino híbrido. A palestra de lançamento estará disponível em breve na página iNOVAGrad.

Durante este processo formativo, os professores terão oportunidade, por exemplo, de solicitar o “ensalamento” de suas disciplinas. Ou seja, incluir os alunos em uma sala de aula virtual criada para a disciplina, na qual ele poderá inserir os conteúdos preparados para as aulas. Esse processo de criação de salas, importante para a comunicação com os estudantes no ensino remoto, será feito de acordo com a demanda dos docentes, que, ao receberem as salas já prontas, poderão dedicar seu tempo às atividades pedagógicas essenciais.

Nestes tempos desafiadores, as tecnologias de informação e comunicação são viáveis para a manutenção do vínculo com os alunos e a continuidade de seu processo de formação. A iniciativa do iNOVAGrad centra-se em uma trilha de letramento digital apoiada nas ferramentas Google for Education”, analisa a professora Silvana Vidotti, assessora da Prograd.

Com o acesso às ferramentas do G Suíte, os docentes também poderão montar turmas com atividades de forma síncronas (ao vivo) e assíncronas (gravadas), dentro do Google Sala de Aula (Google Classroom), plataforma dedicada a atividades remotas de ensino.

Além disso, os conteúdos disponíveis na página da formação iNOVAGrad reúnem parte do acervo digital da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp (CGB), com links de acesso para livros digitais e base de dados para pesquisas. A CGB é uma das principais parceiras da iniciativa.

O docente também terá acesso a materiais como o software Turnitin, que faz verificação de originalidade e prevenção de plágio. Essa ação é fruto do trabalho transversal que envolveu diversas instâncias da Universidade”, destaca o professor Fernando Putti, assessor da Prograd.

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