UnB abre período de inscrição do PAS 2022

A Universidade de Brasília (UnB) abre nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, o período de inscrição para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2022. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até o dia 12 de setembro.

Conforme orientações do edital, os interessados devem se inscrever por meio do site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos). Para efetivar o cadastro, os candidatos devem pagar uma taxa no valor de R$ 120 até 29 de setembro.

O período para pedidos de isenção da taxa começa também nesta segunda (22). Podem fazer a solicitação os estudantes inscritos no CadÚnico e aqueles que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública que possam comprovar renda familiar per capta igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Através do PAS, a UnB avalia o desempenho ao longo do Ensino Médio, ao final de cada ano letivo. Apenas na 3ª e última etapa do PAS os candidatos concorrem às vagas ofertadas pela universidade. 

Provas 

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas das três etapas será em dezembro. As provas da 1ª etapa serão aplicadas no dia 11 de dezembro, enquanto as provas da 2ª etapa serão aplicadas em 10 de dezembro. A aplicação da 3ª etapa está marcada para o dia 4 de dezembro.

As provas do PAS são compostas por questões objetivas sobre assuntos das seguintes disciplinas: Língua Estrangeira, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia. Além disso, a UnB aplica também uma prova de redação.

Vagas e resultados 

A oferta total da UnB é de 4.238 vagas, sendo 2.118 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2023 e 2.120 para o segundo semestre. Há reserva de vagas para estudantes egressos de escolas da rede pública e para negros. As oportunidades são para os campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.

A divulgação do resultado da 3ª etapa está prevista para o dia 24 de janeiro de 2023. Já a liberação do desempenho dos inscritos nas 1ª e 2ª etapas será nos dias 3 e 9 de março, respectivamente.

Acesse o edital no site do Cebraspe.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep publica o edital da 2ª etapa do Revalida 2022/2; veja as principais datas do exame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.