ENEM 2023: como começar a estudar para a redação?

ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova criada em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam concluído o ensino médio.

As inscrições para a próxima edição da prova já começaram e os candidatos estão buscando as melhores formas de estudar para o ENEM 2023. Se você quer conseguir um bom desempenho no exame, é fundamental que você esteja preparado para enfrentar a prova de redação.

A redação é um dos principais elementos do ENEM, uma vez que ela é responsável por grande parte da pontuação final do candidato na prova.

ENEM 2023: como começar a estudar para a redação?
ENEM 2023: como começar a estudar para a redação? Imagem: Pexels/Reprodução

Dessa forma, para te ajudar a turbinar a sua preparação, o artigo de hoje separou um resumo com dicas sobre como começar a estudar para a redação do ENEM 2023. Confira!

Analise as suas dificuldades e facilidades

Uma boa estratégia para quem quer começar a estudar para a redação do ENEM é escrever um texto aos moldes da prova sem nenhum tipo de preparo. Quando o seu texto estiver pronto, busque analisá-lo para entender quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Se você achar que não é capaz de fazer isso sozinho, peça ajuda para um professor de português ou um colega.

O importante é identificar quais são os pontos que devem ser melhores e quais são aqueles que já estão bons, mas podem ser ainda mais aprimorados. Essa estratégia irá te ajudar a elaborar um plano personalizado de estudos para a redação do ENEM 2023 de acordo com as suas próprias necessidades.

Leia e analise redações nota 1000

Essa é uma estratégia que nem sempre é colocada em prática por todos os estudantes. Porém, estudar por meio da leitura e análise de textos que receberam nota máxima (1000) no ENEM pode ser uma técnica eficiente para quem quer alcançar uma boa pontuação na prova.

Por meio dessa estratégia, você poderá identificar as características que contribuíram para o sucesso desses textos e os utilize como referência para aprimorar os seus textos.

Além disso, você também poderá identificar os elementos básicos que devem estar presentes em qualquer redação nota 1000 e também quais foram os critérios usados pelos corretores do texto.

Entenda o formato da redação do ENEM

Muitos estudantes se esquecem de que entender o formato e a estrutura da redação do ENEM é um dos principais passos rumo ao sucesso na prova.

Lembre-se de que a redação do ENEM deve ser escrita em modelo dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve desenvolver um texto sobre um tema proposto.

Além disso, é fundamental que todo texto seja dividido em três partes básicas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Crie o hábito de ler com frequência

Os estudantes que querem começar a estudar para a redação deve incluir o hábito da leitura no próprio plano de estudos para o ENEM.

Tenha em mente que a leitura de textos de diferentes gêneros e tipos é fundamental para aprimorar a sua própria escrita. Preste atenção na forma como os autores organizam seus textos e utilizam recursos linguísticos

Além disso, o hábito de ler com frequência irá te ajudar a ampliar o seu repertório sociocultural, essencial para a prova do ENEM. Não se esqueça de que você deverá usar alguns repertórios para sustentar os seus argumentos na redação.

Entenda os tipos de temas cobrados

A redação do ENEM costuma propor aos candidatos temas relacionados aos principais debates da atualidade. Além disso, a prova costuma propor um recorte relacionado ao Brasil. 

Entender quais são os tipos de temas propostos é fundamental para estar preparado para enfrentar qualquer linha temática proposta. Busque analisar os tipos de temas (sociais, ambientais, culturais, etc) cobrados pela prova em suas últimas edições.

Se possível, faça um planejamento de redação para cada tema. O importante é entender como cada tipo de tema funciona e como você pode enfrentá-los.

Veja os temas cobrados nas últimas edições da prova:

  • 2022: Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.