UFT: resultado do Vestibular 2024 já está disponível

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma instituição de ensino superior pública com sede principal em Palmas, Tocantins.

A instituição oferece inúmeros cursos de graduação e oportunidades para os seus alunos, atraindo novos estudantes de diversas partes do Brasil todos os anos.

A próxima edição do processo seletivo da UFT já está em andamento e os candidatos devem ficar atentos: nesta terça-feira, 19 de dezembro, a instituição divulgou o resultado final do Vestibular 2024.

Assim, para que você consiga acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, trouxemos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da UFT. Vamos conferir!

Vestibular UFT 2024: resultado já pode ser acessado por todos os candidatos

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, a UFT divulgou o resultado do Vestibular 2024 nesta terça-feira, dia 19 de dezembro.

O resultado pode ser acessado por meio do Formulário de Consulta, disponível no site da Copese, responsável pela organização do processo seletivo. Para conferir o resultado final, os candidatos devem inserir o número de CPF e a data de nascimento cadastrados no momento da inscrição no Vestibular 2024.

Vestibular UFT
O resultado do Vestibular 2024 da UFT já pode ser acessado por todos os candidatos. Imagem: UFT/Reprodução

Além do resultado, os candidatos também podem consultar o próprio desempenho individual nas provas do Vestibular 2024.

Todos os estudantes aprovados deverão agradar a divulgação da convocação para cadastro de matrículas, que deverá acontecer no dia 18 de janeiro de 2024.

Ficou com alguma dúvida sobre o resultado do processo seletivo? Então acesse o edital do Vestibular 2024 da UFT e consulte mais informações.

Vestibular UFT 2024: oferta de vagas

Através desta edição do Vestibular, a UFT está oferecendo 966 vagas para diferentes cursos de graduação ministrados pela instituição. Os cursos estão sendo oferecidos nos períodos matutino, integral e noturno.

Porém, conforme indicado no edital do processo seletivo, a UFT está dividindo as vagas disponíveis em duas modalidades: ampla concorrência e ações afirmativas. O sistema de reserva de vagas (cotas) irá separar direcionar 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola da rede pública, 5% para candidatos membros de comunidades quilombolas e 5% para candidatos integrantes de povos indígenas.

Veja a distribuição das vagas do Vestibular 2024 a seguir:

  • Ampla concorrência: 377 vagas;
  • Ações afirmativas: 589 vagas.

Segundo os dados publicados até o momento, o curso mais concorrido desta edição do Vestibular da UFT é o curso de Medicina ministrado no campus de Araguaína, com 229,25 candidatos por cada vaga. O curso menos concorrido, por sua vez, é Serviço Social na unidade da UFT em Miracema. Nesse caso, a relação é de 1 inscrito para oito vagas disponíveis. 

Vestibular UFT 2024: funcionamento das provas

Nesta edição do processo seletivo da UFT, todos os candidatos realizaram uma prova presencial no dia 29 de outubro de 2023.

A UFT aplicou as provas do processo seletivo nas cidades de Palmas, Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis. Porém, os estudantes que optaram por concorrer às vagas para o curso de Medicina realizaram as provas na cidade de Palmas e Araguaína.

A prova do Vestibular 2024 consistia em uma proposta de redação e por 76 questões de múltipla escolha (objetivas) sobre tópicos variados estudados ao longo do ensino médio. As provas foram divididas da seguinte maneira:

  • Período matutino: provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação;
  • Período vespertino: provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Em cada um dos períodos os candidatos tiveram quatro horas à disposição para realizar as provas.

O gabarito provisório das questões do Vestibular da UFT foi divulgado no dia 30 de outubro, enquanto o gabarito definitivo foi divulgado para todos os candidatos no dia 03 de novembro, após a análise dos recursos enviados pelos participantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.