UFT divulga locais de prova do Vestibular 2023/2

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), divulgou nesta quinta-feira, dia 13 de abril, os locais de prova do Vestibular 2023/2. Desse modo, os candidatos já podem consultar onde realizarão o exame por meio de documento disponível no site da COPESE (Comissão Permanente de Seleção).

De acordo com o indicado no edital, haverá locais de prova nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Além de divulgar os locais de prova, a UFT também publicou hoje (13) a concorrência do Vestibular 2023/2 e as orientações para o dia de prova. Conforme divulgado pela universidade, os três cursos mais concorridos são: Medicina em Araguaína, com 302,25 candidatos por vaga (c/v); Medicina em Palmas, com 243,63 c/v; e Direito em Palmas, com 41 c/v.

10 cursos com maior concorrência

  1. Medicina – Araguaína: 302,25 (c/v);
  2. Medicina – Palmas: 243,63 c/v;
  3. Direito – Palmas: 41 c/v;
  4. Enfermagem – Palmas: 33,67 c/v;
  5. Arquitetura e Urbanismo – Palmas: 22,5 c/v;
  6. Medicina Veterinária – Araguaína: 20 c/v
  7. Direito – Tocantinópolis: 16 c/v;
  8. Nutrição – Palmas: 14,63 c/v;
  9. Ciência da Computação – Palmas: 12,75 c/v;
  10. Agronomia – Gurupi: 11,25 c/v;

Vestibular UFT 2023/2

De acordo com o cronograma, a UFT vai aplicar as provas do Vestibular 2023/2 no dia 30 de abril de 2023. A aplicação será realizada em dois turnos. No turno da manhã, a abertura dos portões será às 8h, com início das provas às 8h10. Já no período da tarde a abertura dos portões será às 14h30, com início das provas às 14h40.

Conforme indicado no edital, a avaliação contará com uma Prova de Redação em Língua Portuguesa e com uma Prova de Conhecimentos composta por 76 questões objetivas sobre as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Desse modo, a prova abarcará assuntos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Geografia.

Orientações para o dia de prova

Segundo as orientações publicadas pela UFT, os candidatos deverão chegar aos locais de prova com antecedência de, no mínimo, uma hora do horário de início. Para os candidatos que forem realizar a seletiva nas unidades Unitins e UFT de Palmas, a UFT recomenda chegar com uma antecedência de duas horas devido ao grande fluxo de veículos.

A UFT indica ainda que os candidatos devem apresentar documento oficial de identificação com foto (original). Além disso, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. A UFT não permitirá o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto ou borracha durante a realização das provas.

O fechamento dos portões dos prédios será feito, impreterivelmente, 10 minutos antes do horário de início das provas.

Vagas e resultados

Ainda de acordo com o edital, ao todo, a UFT está ofertando 766 vagas para ingresso de novos alunos em 41 opções de cursos de graduação de diversas áreas. O processo seletivo visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo deste ano.

A divulgação dos gabaritos preliminares está prevista para o dia 1º de maio de 2023. Os interessados poderão interpor recursos no dia 3 do mesmo mês, por meio do site da UFT.

O resultado final do Vestibular 2023/2 será liberado no dia 14 de junho, enquanto a lista de convocados em 1ª chamada será publicada no dia 15 seguinte. Os convocados em 1ª chamada deverão realizar as matrículas nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês.

A universidade prevê a publicação de uma 2ª chamada para o dia 23 de junho, com matrículas entre 27 e 28 de junho. Conforme indicado no edital, a UFT prevê a realização de até cinco chamadas.

Veja mais detalhes no site da universidade.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Programa Cria Unicamp, que oferece aulas gratuitas, abre inscrições para estudantes do Ensino Médio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.