UFSCar não terá mais aulas presenciais neste ano - Notícias Concursos

UFSCar não terá mais aulas presenciais neste ano

USP, Unicamp e Unesp também continuarão com o ensino a distância

O Conselho de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovou em reunião, na segunda-feira (22), o cancelamento das atividades acadêmicas presenciais até o final 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O conselho argumentou que não há possibilidade de garantir a segurança sanitária e o controle da pandemia, no momento em curva ascendente de propagação. O Conselho também aprovou o cancelamento do primeiro semestre de 2020, já que ele foi ofertado para ser realizado presencialmente.

A decisão do cancelamento das atividades presenciais ainda precisa ser votada pelo Conselho Universitário (ConsUni) para ter validade.

Debates como o da realização ou não de atividades remotas serão realizados no restante do ano e questões específicas serão realizados em reuniões posteriores do CoG.

Efeito em outras universidades

As três maiores universidades do Estado de São Paulo – Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – continuarão com o ensino a distância, nos cursos de graduação e pós-graduação, durante o segundo semestre do ano letivo de 2020. A decisão foi tomada pelas reitorias das respectivas instituições.

Na USP, o início do segundo semestre está previsto para 18 de agosto, com a utilização da metodologia das aulas on-line. O pró-reitor de Graduação da universidade, Edmundo Chada Baracat, disse em reportagem ao G1 que o calendário poderá ser revisto no momento que a situação da pandemia do novo coronavírus estiver mais favorável.

Na Unicamp, o calendário das aulas ainda está sendo discutido por cada um dos institutos e faculdades que formam a instituição. O primeiro semestre termina em 31 de agosto e o início do próximo está previsto em meados de setembro.

Já na Unesp, o reitor Sandro Roberto Valentino afirmou ao jornal ‘O Estado de São Paulo’ que as atividades vão ser retomadas remotamente no segundo semestre, e que “a universidades vai fazer um esforço muito grande com alunos que estão para se formar este ano”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?