Covid-19: Abordagens prováveis sobre o vírus no ENEM e nos vestibulares

Espera-se que o novo coronavírus seja utilizado como protagonista em questões de todas as disciplinas

As provas do ENEM e de vestibulares de um modo geral sempre trazem à tona assuntos da atualidade. Em 2020, a pandemia do Covid-19 está cotada para ser um dos temas recorrentes nas avaliações.

E engana-se quem pensa que, por ser um vírus, será levantado somente nas questões relacionadas à biologia e às ciências da natureza como um todo.

Na verdade, o que se espera é o uso do novo coronavírus como protagonista em todas as disciplinas, mas relacionadas a cada aplicação.

Para ajudar você a se preparar, elaboramos uma lista com as abordagens prováveis de estarem no Exame Nacional do Ensino Médio e outros vestibulares.

Biologia

A pandemia certamente será tratada em algumas das perguntas de biologia. Os possíveis assuntos são:

  • Características do vírus e como se multiplica
  • Tipos de material genético
  • Formas de propagar e prevenir
  • Qual o tempo de incubação e possibilidades
  • Particularidades químicas e moleculares do vírus
  • Termos de epidemiologia
  • Composição das vacinas e temas correlatos
  • Contraponto com outros vírus e doenças epidêmicas
  • Sistema imunológico e acepções da fisiologia humana

Física

Por incrível que pareça, o coronavírus também pode aparecer de alguma maneira em questões de Física.

A abordagem mais plausível é que seja utilizado em problemas sobre o padrão do mecanismo de ventiladores pulmonares, principais aparelhos para tratar pessoas hospitalizadas pelo Covid-19.

Química

Em Química, pode-se esperar questões que tratem de assepsia, sanitização e desinfecção tanto em relação à higiene pessoal quanto de ambientes e superfícies.

Assuntos que devem ser trazidos à tona:

  • Principais componentes químicos usados
  • Substâncias orgânicas para eliminar o vírus
  • Composição do álcool em gel 70%
  • Composição do hipoclorito de sódio, que compõe a água sanitária
  • Diferença entre álcool líquido e em gel
  • Álcoois com a concentração ideal para quebrar as células de gordura do vírus
  • Tempo de ação desses produtos químicos
  • Composição da cloroquina e demais fármacos relacionados ao tratamento

Lingua portuguesa, comunicação e tecnologia da informação

Essas são disciplinas presentes em praticamente todos os vestibulares e surgem no caderno de Linguagens e Códigos do ENEM. Nesses âmbitos, as abordagens sobre o coronavírus podem ser diversas.

Podemos elencar possibilidades:

  • Interpretação de texto e figuras de linguagem
  • Análises de visões que se contrapõem
  • Vocabulário envolto ao universo da pandemia e do coronavírus
  • Termos da moda com significados semelhantes
  • Gêneros textuais

Matemática

Não pense que você se livrará desse tema nas questões de matemática, não. O Covid-19 também pode ser usado como pano de fundo para a elaboração de inúmeros problemas matemáticos.

  • Porcentagem relacionada a número de infectados, curados, óbitos, casos testados, sub notificações, leitos disponíveis, afetados pela crise econômica, entre outros.
  • Progressão geométrica para abordar o nível de infecção entre as pessoas e disseminação do vírus com ou sem distanciamento social
  • Função exponencial no que se refere às curvas de contágio em diversas localidades, crescimento, fase do platô, etc.
  • Geometria, podendo trazer questões principalmente relacionadas ao distanciamento entre pessoas recomendado
  • Probabilidade e estatística em inúmeras possibilidades de análises

História

A pandemia também pode motivar muitas abordagens na prova de história dos vestibulares e do ENEM.

Afinal, a situação calamitosa em que vive o mundo após o surgimento do novo coronavírus pode ser comparada a outras de décadas e séculos passados.

Espera-se principalmente que sejam colocados questionamentos que relacionem essa pandemia com a de Peste Negra e de Gripe Espanhola. Conhecer o contexto histórico de ambas e outras, se puder, é super importante.

Pode também ter algo sobre a situação da economia em decorrência da pandemia, contrapondo com outros períodos vividos pela sociedade.

Geografia

Já na avaliação de Geografia, você poderá se deparar com questões relativas ao contexto no qual surgiu a pandemia do Covid-19. Por exemplo:

  • Abordagens variadas sobre a globalização
  • Facilidade de produção e consumo de informações
  • Alta circulação de pessoas no mundo
  • Fechamento de fronteiras
  • Análises geográficas a respeito das taxas de contaminação de acordo com a demografia, o clima e condições sócio-econômicas
  • Análises sobre a China, país no qual surgiu o vírus

Filosofia e Sociologia

Também componente do ENEM e de diversos vestibulares, as disciplinas de Filosofia e Sociologia podem utilizar a pandemia para questionar variadas medidas tomadas nesse meio tempo.

Podemos citar as decisões de governos sobre a restrição compulsória da circulação de pessoas e alta vigilância, inclusive tecnológica.

Além disso, há como tratar de assuntos como o período de isolamento social e as consequências de tal, assim como as prováveis mudanças que a sociedade sofrerá após a pandemia.

Redação

Não poderíamos deixar de falar sobre a redação dissertativa, tão temida por muitos estudantes.

O novo coronavírus também surge como potencial tema para o ENEM, incluindo o digital, e tantos outros exames.

Lembre-se de estar em dia com: questões sanitárias, decisões governamentais em relação ao combate ao vírus, consequências da pandemia em diversos aspectos (sociais, econômicos, etc), preparo das cidades / dos países e relação entre um e outro.

Bom, são muitas as observações que podem ser feitas dentro de uma redação sobre o tema.

E então, o que achou dessa reflexão? Uma coisa é fato: o Covid-19 não pode ser descartado na hora de se preparar para as futuras provas. Aproveite as dicas e bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.