UFSC registrou abstenção geral de 24% no Vestibular 2022

Gabaritos das provas já estão disponíveis

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou o índice de abstenção do Vestibular 2022 e liberou os gabaritos das provas, cuja aplicação aconteceu neste fim de semana, no sábado e no domingo, dias 29 e 30 de janeiro. 

De acordo com a UFSC, o índice geral de abstenção do Vestibular 2022 chegou a 24%. Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), o índice está dentro do esperado. Ao todo, nos dois dias de prova, 4.428 mil não compareceram.

“Nos últimos anos a nossa abstenção varia entre 20% e 23%. As pessoas têm medo da pandemia, e teve quem não se vacinou nem quis fazer a testagem”, disse a presidente da Coperve, Maria José Baldessar.

Devido à pandemia da Covid-19, a UFSC adotou como medida de segurança a exigência do comprovante do ciclo vacinal completo no primeiro dia de prova. Os candidatos não vacinados contra a Covid-19 puderam apresentar também o resultado negativo do exame RT-PCR, feito com antecedência de, pelo menos, 72h.

Essa edição do Vestibular da UFSC foi a primeira realizada com a aplicação de provas presenciais na pandemia. 

Provas e gabaritos

Em decorrência da pandemia, a UFSC retirou as questões discursivas do Vestibular 2022. Desse modo, os candidatos responderam duas provas compostas por questões objetivas sobre as disciplinas do ensino médio e uma prova de redação. O tema da redação foi “A relação entre o agronegócio e o meio ambiente no desenvolvimento econômico no Brasil”.

A universidade publicou ontem (30), após o término da aplicação, os gabaritos das provas objetivas. Desse modo, os candidatos já podem conferir os gabaritos preliminares no site da universidade. Os interessados devem entrar com recurso até as 18h desta segunda-feira (31).

Vagas

Conforme indicado no edital do Vestibular 2022, a oferta da UFSC é de 4.521 vagas. As oportunidades são para 102 cursos de graduação ministrados nos campi da universidade em Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville.

Metade das vagas será para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também CUCA: Inscrições do cursinho pré-vestibular gratuito da Unesp terminam nesta segunda (31), veja como se inscrever.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.