UFPR abre período de inscrição do Vestibular 2023

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre nesta segunda-feira, dia 18 de julho, o período de inscrição para o Vestibular 2023. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até o dia 31 de agosto.

Os interessados deverão realizar as inscrições exclusivamente on-line, por meio do site da UFPR. Para confirmar o cadastro, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 195.

Isenção

Conforme o edital, os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos no período de 18 a 25 de julho. Poderão solicitar o benefício estudantes de baixa renda egressos de escolas públicas e candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para pedir a isenção, o candidato deverá comprovar que se encaixa nos critérios estabelecidos no edital.

Seleção

A classificação dos inscritos no Vestibular 2023 será feita em duas fases, com aplicação de provas presenciais.

As provas da 1ª fase estão previstas para o dia 23 de outubro, enquanto a 2ª fase está marcada para os dias 4 e 5 de dezembro. Haverá ainda a aplicação de provas específicas e de habilidades específicas no dia 5 de dezembro somente para candidatos de alguns cursos.

Conforme o edital, as provas da 1ª fase serão compostas por 90 questões objetivas sobre as disciplinas ministradas no ensino médio. Já a 2ª fase contará com provas discursivas. No primeiro dia, os candidatos responderão uma prova de redação e questões de compreensão de texto. No segundo dia, as provas serão compostas por questões sobre assuntos específicos, de acordo com o curso.

Vagas e resultado

A oferta total da UFPR para o Vestibular 2023 é de 5.361 vagas para 126 cursos de graduação. As vagas são para cursos ministrados nos campi situados nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.

Parte das vagas está reservada segundo a Lei de Cotas, ou seja, para estudantes que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública. Há percentual  de vagas para candidatos de baixa renda, Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD).

Ainda de acordo com o edital, a divulgação do resultado final do Vestibular 2023, com a convocação em 1ª chamada, está marcada para 13 de janeiro de 2023.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFT abre período de inscrição da seleção via análise curricular para cursos EaD.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.