UFOP divulga resultado da seleção para as graduações EAD nesta quarta (26)

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais, divulgará nesta quarta-feira, dia 26 de abril, o resultado do processo seletivo de estudantes para os cursos de Licenciatura ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD).

De acordo com o cronograma, os candidatos poderão consultar a classificação a partir de hoje, por meio do site da UFOP. A universidade também deve liberar hoje a lista de convocados em 1ª chamada para as matrículas e também as orientações da UFOP para o registro acadêmico nos respectivos cursos de graduação EAD.

Os candidatos podem consultar a lista de documentos necessários para o registro acadêmico por meio deste edital.

Conforme indicado no edital, havendo candidatos classificados como excedentes no curso e polo de apoio presencial, as vagas eventualmente não ocupadas após a primeira chamada poderão ser preenchidas mediante novas convocações para matrícula.

Processo de Seleção

Conforme indicado no edital, através desse processo seletivo, a UFOP está ofertando diversas vagas para ingresso nos cursos de GeografiaMatemática e Pedagogia. A seleção visa o ingresso dos novos alunos ainda no 2º semestre letivo deste ano.

Puderam se inscrever nesse processo seletivo os estudantes que já concluíram o Ensino Médio. As inscrições, assim como os cursos, foram gratuitas. 

Seleção via notas do Enem

Conforme estabelecido no edital, a classificação foi feita exclusivamente por meio do aproveitamento das notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por isso, somente os estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio e que tenham participado de uma das edições do Enem aceitas para fins de classificação puderam se inscrever para a seleção.

Conforme o edital, a UFOP aceitou para fins de classificação as notas das edições do Enem ocorridas entre os anos de 2009 e 2022. A universidade considerou as notas obtidas nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; de matemática e suas tecnologias; de ciências da natureza e suas tecnologias; e de ciências humanas e suas tecnologias.

Além disso, a nota da prova de redação também foi usada para a classificação dos inscritos. O estudante não pode ter obtido nota inferior a 0,01 na redação do Enem. Os pesos atribuídos para as notas obtidas em cada uma dessas provas varia de acordo com o curso pretendido. Os candidatos podem consultar os ponderadores no edital.

Oferta de vagas

A oferta total da UFOP é de 480 vagas, para ingresso em cursos de licenciatura ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Serão 160 oportunidades para cada um dos três cursos de licenciatura: Geografia, Matemática e Pedagogia.

Apesar de serem EaD, os cursos contarão com encontros presenciais com fins avaliativos. Desse modo, no momento da inscrição, além de informar os seus dados pessoais e o curso, o estudante deverá indicar um polo de apoio presencial. O edital indica ainda que as 480 oportunidades estão distribuídas entre os seguintes polos de apoio presencial: Alterosa, João Monlevade, Bom Despacho, Cambuí, Conselheiro Lafaiete, Sabará e Salinas.

Reserva de vagas

Parte das vagas ofertadas estão reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, conforme estabelece a Lei de Cotas. Portanto, há recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.

Além disso, a UFOP reserva parte das vagas para professores e profissionais da educação básica sem curso em nível superior ou sem formação em nível superior nas áreas em que atuam e para pessoas com deficiência, independentemente da renda familiar e da trajetória escolar em nível médio.

Acesse o edital da processo seletivo na íntegra para mais informações.

Leia também IFSP abre inscrições do Processo Seletivo 2023/2, com oferta de mais de 2 mil vagas para cursos técnicos; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.