UFMS: Estão abertas as inscrições para os Vestibulares e Passe 2024

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu hoje, dia 4 de setembro, as inscrições para três processos seletivos que visam o ingresso de novos alunos em 2024: Vestibular Tradicional, Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe), e Vestibular Digital.

De acordo com os editais, o período de inscrição segue aberto até o dia 16 de novembro de 2023. Confira abaixo como se inscrever para concorrer às vagas ofertadas sobre a UFMS e mais detalhes sobre cada um dos processos seletivos!

Vestibulares e Passe: Inscrições

A UFMS está recebendo as inscrições para o Vestibular 2024, para o Passe e para o Vestibular Digital exclusivamente de forma virtual, por meio do Portal de Ingresso. Portanto, os interessados devem acessar o site, clicar no link da forma de ingresso de interesse e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

O candidato deve indicar uma opção de curso de graduação e informar se deseja participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos devem efetuar o pagamento taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 100,00 (cem reais), até 17 de novembro.

Isenção da taxa

A UFMS também abriu nesta segunda-feira (4) o período para envio dos pedidos de isenção da taxa. Poderão solicitar o benefício os candidatos que comprovarem cumulativamente:

  • inscrição no CadÚnico;
  • ser membro de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até um 1,5 salário mínimo; e
  • ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Os interessados têm até o dia 4 de outubro para enviar os pedidos de isenção, exclusivamente momento da inscrição.

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos da UFMS. Imagem: Divulgação
Estão abertas as inscrições para os processos seletivos da UFMS. Imagem: Divulgação

Provas do Vestibular Tradicional 2024

De acordo com a UFMS, a aplicação das provas do Vestibular 2024 será no dia 3 de dezembro (domingo). A aplicação será no período da manhã, das 8h às 13h (horário de MS).

Os locais de prova serão nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Conforme indica o edital, o Vestibular UFMS conta com apenas uma fase, composta por uma redação e 60 questões objetivas com a seguinte distribuição:

  • Ciências da Natureza: 15 questões;
  • Ciências Humanas: 15 questões;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 15 questões;
  • Matemática e suas Tecnologias: 15 questões.

Provas do Vestibular Digital

As provas do Vestibular Digital 2024 também serão aplicadas no dia 3 de dezembro, mas de forma virtual. A UFMS vai aplicar duas provas, sendo uma prova objetiva e uma prova de redação.

Ambas provas acontecerão pela plataforma online da UFMS, com início às 8h (horário local) e duração de 5 horas. Ao todo, a prova objetiva contará com 50 questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Provas do Passe

A aplicação das três etapas do Passe estão marcadas para o dia 10 de dezembro (domingo), no período das 8h às 13h.

Os conteúdos das provas variam de acordo com cada etapa. Os candidatos inscritos na 1ª e na 2ª etapa responderão a 60 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. Os inscritos na 3ª etapa do Passe responderão a uma prova objetiva com 60 questões e a uma prova de redação.

De acordo com os editais, os locais de prova serão em Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Vagas e resultado

A oferta da UFMS para ingresso de novos alunos em 2024 é de 9.456 vagas. Para o Passe, a oferta é de 1.086 oportunidades, enquanto o Vestibular Tradicional conta com a oferta de 1.414 vagas. Já o Vestibular Digital visa o preenchimento de 6.956 vagas em cursos EAD.

De acordo com os cronogramas, a divulgação dos resultados dos Vestibulares e da 3ª etapa do Passe está marcada para 26 de janeiro de 2024. Já os desempenhos das 1ª e 2ª etapas do Passe ficarão disponíveis somente em 11 de março de 2024.

Acesse os editais para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.