UFJF abre período de inscrição para o PISM 2024

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre nesta terça-feira, dia 1º de agosto, às 15h, o período de inscrição para os três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism2024. De acordo com o cronograma, os interessados poderão se inscrever até as 18h do dia 13 de setembro (horário de Brasília).

O Pism é o vestibular seriado da UFJF que seleciona novos alunos através do acompanhamento dos candidatos ao longo do Ensino Médio, com a aplicação de provas ao final de cada ano letivo. Nesse sentido, o Pism conta com três módulos, sendo cada um referente a uma série do Ensino Médio. Somente no Módulo III os candidatos concorrem às vagas ofertadas. 

PISM 2024: Como se inscrever?

Conforme as orientações do edital, as inscrições serão recebidas de forma virtual. Portanto, a partir das 15h de hoje, a UFJF disponibilizará formulário eletrônico de inscrição no site de Ingresso. Para preencher o requerimento, o estudante deverá fazer cadastro e acessar a Área do Candidato.

No momento da inscrição, o candidato deverá informar todos os dados pessoais, escolares e de contato solicitados. Aqueles que se inscreverem no Módulo III deverão informar também uma opção de curso de graduação.

Após preencher o requerimento de inscrição, os candidatos não isentos devem gerar e imprimir o documento bancário (GRU) para o pagamento da taxa de inscrição no Banco do Brasil. De acordo com o edital, o prazo para o pagamento é 14 de setembro.

Isenção da taxa

A UFJF abre também nesta terça-feira (1º) o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição. Os estudantes que são membros de famílias de baixa renda e que se enquadrem nos critérios estabelecidos no edital poderão solicitar a isenção até 15 de agosto, exclusivamente no momento da inscrição. 

O edital estabelece ainda que terão direito ao benefício da gratuidade na inscrição os candidatos que:

  • estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • tenham cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

A divulgação do resultado preliminar das isenções está prevista para o dia 28 de agosto, com o recebimento de recursos no dia 29 seguinte. Após a análise dos recursos, a Copese divulgará o resultado final da isenção em 4 de setembro.

O período de inscrição do Pism 2024 será aberto em 1º de agosto. Imagem: UFJF/ Divulgação
O período de inscrição do Pism 2024 será aberto em 1º de agosto. Imagem: UFJF/ Divulgação

Pism 2024: Provas

As provas dos três módulos do Pism 2024 serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023. As avaliações abarcarão conteúdos referentes aos componentes curriculares do Ensino Médio, variando de acordo com o módulo/série.

Além das provas gerais, a universidade aplicará também provas específicas para candidatos a alguns cursos. Desse modo, os candidatos deverão enviar vídeo referente à avaliação de Habilidades Específicas entre 2 e 4 de outubro. A aplicação da Prova presencial Habilidade Específica está prevista para 29 de outubro.

As provas do Pism terão início às 13h e 30 min e término às 17h e 30 min. Os locais de prova serão nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais. Além disso, a UFJF também aplicará as provas em Petrópolis e Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro.

Oferta de vagas

A oferta total da UFJF é de 2.303 vagas para 76 cursos de graduação. Há vagas para 66 cursos ministrados no campus de Juiz de Fora e para 10 cursos ministrados em Governador Valadares.

A universidade reserva parte das vagas para estudantes egressos de escolas da rede pública, com percentual para pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência. 

Resultados

A divulgação das notas da prova do Módulo III está marcada para o dia 31 de janeiro de 2024. Já a divulgação do resultado final, com a lista de classificados em 1ª chamada, está prevista para o dia 28 de fevereiro de 2024.

As notas das provas Módulos I e II serão divulgadas em 22 de março de 2024, quanto os desempenhos finais dessas etapas serão divulgados no dia 5 de abril.

Acesse o edital do Pism na íntegra para mais informações.

Leia também UFRGS encerra prazo para envio dos pedidos de isenção do Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.