UFAM encerra inscrições para a 3ª etapa do PSC 2024

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) encerra na próxima terça-feira, dia 7 de novembro, o período de inscrição para a 3ª etapa do Processo Seletivo Contínuo 2024 (PSC 2024). Desse modo, os interessados devem aproveitar os últimos dias de inscrição para participar da seleção!

De acordo com o edital, essa 3ª etapa do PSC é referente ao Projeto 2024, e visa o ingresso de novos alunos no primeiro e segundo semestres de 2024. A universidade está ofertando mais de 2 mil vagas para os aprovados nesta 3ª etapa. Há oportunidades para os campi da UFAM localizados na capital e no interior do Amazonas.

Segundo o cronograma, a UFAM receberá as inscrições para a 3ª etapa do PSC até as 17h da terça-feira (7), no horário oficial de Manaus, de forma virtual. Continue a leitura para saber como se inscrever e mais detalhes sobre o processo de seleção.

3ª etapa: Como se inscrever?

A UFAM está recebendo as inscrições para a 3ª etapa do PSC 2024 exclusivamente via Internet. Nesse sentido, para se inscrever, o estudante deverá acessar o site da Compec (Comissão Permanente de Concursos) e realizar o preenchimento de formulário eletrônico.

Além de informar todos os dados pessoais, escolares e de contato, o candidato deverá escolher uma opção de curso e o campus. É também no momento da inscrição que o estudante poderá escolher participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

Somente poderão se inscrever nessa 3ª etapa do PSC 2024 os estudantes que já participaram da 1ª e da 2ª etapa em anos anteriores. 

Para efetivar a inscrição, os estudantes não isentos deverão pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no edital. A universidade já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado já está disponível. 

Provas da 3ª etapa do PSC 2024

O PSC é o vestibular seriado da UFAM. Portanto, somente na 3ª etapa do PSC os estudantes concorrem às vagas ofertadas pela universidade. Nesse sentido, a classificação final dos candidatos se dá a partir do somatório das notas obtidas nas três etapas.

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 3ª etapa do PSC 2024 está marcada para o dia 10 de dezembro de 2023. Os locais de prova serão nos municípios para os quais há reserva de vagas.

A UFAM aplicará uma prova composta por 54 questões objetivas sobre conteúdos do Ensino Médio e uma prova de redação em Língua Portuguesa.

Conforme estabelecido no edital, a aplicação acontecerá no período da manhã, das 8h25 às 13h25 (horário oficial de Manaus). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 08h, impreterivelmente.

Os candidatos devem se apresentar ao local de provas com 1h (uma hora) de antecedência do início previsto. Além disso, será necessário apresentar documento de original de identificação com foto e o CCI (Cartão de Confirmação de Inscrição).

O PSC é uma das principais formas de ingresso nos cursos de graduação da UFAM. Imagem: Divulgação/ UFAM
As provas da 3ª etapa estão previstas para dezembro. Imagem: Divulgação/ UFAM

Oferta de vagas

Ao todo, a UFAM está ofertando 2.381 vagas para diversos cursos de graduação. Do total das vagas 1.898 são para as Unidades Acadêmicas de Manaus, enquanto outras 483 vagas estão distribuídas entre as Unidades do interior: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

Cerca de metade das vagas está reservada para estudantes que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, haverá percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

A UFAM não divulgou ainda a data de publicação do resultado final do processo seletivo, mas a previsão é de que o resultado saia em janeiro de 2024.

Acesse o site da UFAM para mais informações sobre o PSC. 

Leia também IFPE oferta mais de 5 mil vagas para cursos técnicos e superiores por meio do Processo de Ingresso 2024/1; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.